Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14156Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rabelo, Flávia Laryssa Gonzaga | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-06T10:39:10Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-08 | - |
| dc.date.available | 2019-05-06T10:39:10Z | - |
| dc.date.issued | 2018-11-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14156 | - |
| dc.description.abstract | The objective of this study was to analyze the emotions and the factors that lead to the mothers of children with Down syndrome experiencing an empowerment process. This study happened through a qualitative research, with field research, inside the Núcleo de Educação Emocional (Neemoc) of Universidade Federal da Paraíba. The subjects of the survey were three mothers of children with Down Syndrome who participate in one Non-Governmental Organization of Paraíba. The instruments used for data collection were a semi-structured interview script and a questionnaire. The results point to the emotion of sadness as predominant in mothers at the initial moment of the diagnosis of the deficiency of their children, but this, together with mourning, was part of a natural process that, when properly experienced, opened space for new possibilities of achievement and overcoming their children beyond expectations. The importance of family support and of a group of mothers also stood out as a source of emotional support, updated information about the disability, and prove to be a contribution to the empowerment of these mothers, who engaged other mothers and families to become engage and take an active role in the development of their children and in the social and school inclusion of their children. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-06T10:39:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FLGR08112018.pdf: 1217722 bytes, checksum: 9b08f5359b247953cdab46c9e0b038a3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-06T10:39:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FLGR08112018.pdf: 1217722 bytes, checksum: 9b08f5359b247953cdab46c9e0b038a3 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| dc.subject | Educação emocional | pt_BR |
| dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
| dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
| dc.title | Emoções e empoderamento de mães de crianças com Síndrome de Down | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dantas, Taísa Caldas | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo analisar as emoções e os fatores que levam a mães de crianças com Síndrome de Down a vivenciarem um processo de empoderamento e se concretizou através de uma pesquisa qualitativa, com investigação de campo, no âmbito do Núcleo de Educação Emocional (Neemoc), da Universidade Federal da Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram três mães de crianças com Síndrome de Down que participam de uma Organização Não- Governamental paraibana. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram um roteiro de entrevista semiestruturado e um questionário. Os resultados apontam para a emoção da tristeza como predominante nas mães no momento inicial da descoberta da deficiência de seus filhos, mas esta, junto ao luto, fez parte de um processo natural que ao ser vivenciado de maneira adequada abriu espaço para novas possibilidades de conquistas e superação de seus filhos para além das expectativas. A importância do apoio familiar e de um grupo de mães também se destacou como fonte de suporte emocional, de informações atualizadas sobre a deficiência, além de se revelar como um aporte para o empoderamento destas mães, que engajadas estimulam outras mães e famílias a também se engajarem e assumirem uma posição ativa pelo desenvolvimento de seus/as filhos/as e na inclusão escolar e social dos/as mesmos/as. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FLGR08112018.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
