Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Desyrée Amanda Laport Maciel Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-05-06T10:53:40Z-
dc.date.available2018-12-03-
dc.date.available2019-05-06T10:53:40Z-
dc.date.issued2018-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14157-
dc.description.abstractThis Work of Completion of Course is inserted in the field of studies of the teacher formation and to reflect on the innovating practices and methodologies in the education. The objective of the study was to map the research presented at the National Meeting of Didactics and Teaching Practices (ENDIPE), to reflect on teaching, learning and its dilemmas. It was a qualitative and quantitative research, documented, carried out in the works presented in ENDIPE between 2007 and 2017, recognizing the practices and methodologies presented at the event. The meeting takes place every two years, so the research mapped the works presented in the meetings held in the years 2008, 2010, 2012, 2014 and 2016. The work takes as reference authors such as: Borsa (2007), Freire (1978), Kruger (2003), Libâneo (2005), among others. In all, 40 papers were mapped. The results indicate that of this total, 34 dealt with the term innovative practices, while only 6 dealt with innovative methodologies. Moreover, in relation to the gender issue, most of these were elaborated by women.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-06T10:53:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DALMRD03122018.pdf: 927355 bytes, checksum: e9ad283f441ae0ee4c3cd04f8cef86a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-06T10:53:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DALMRD03122018.pdf: 927355 bytes, checksum: e9ad283f441ae0ee4c3cd04f8cef86a3 (MD5) Previous issue date: 2018-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino infantilpt_BR
dc.subjectEducação - métodos de ensinopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleMetodologias e práticas inovadoras na educação: uma análise dos trabalhos apresentados no ENDIPEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Félix da-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso insere-se no campo de estudos da formação docente e refletir sobre as práticas e metodologias inovadoras na educação. O obetivo do trabalho foi mapear as pesquisas apresentadas no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE), para refletir sobre ensino, a aprendizagem e seus dilemas.Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de cunho documental, realizada nos trabalhos apresentados no ENDIPE entre os anos de 2007 e 2017, reconhecendo quais são as práticas e metodologias apresentadas no evento. O Encontro acontece a cada dois anos, por isso, a pesquisa mapeou os trabalhos apresentados nos encontros ocorridos nos anos de 2008, 2010, 2012, 2014 e 2016. O trabalho toma como referência autores/as como: Borsa (2007), Freire (1978), Kruger (2003), Libâneo (2005), entre outros. Ao todo, foram mapeados 40 trabalhos. Os resultados indicam que deste total, 34 versavam sobre o termo práticas inovadoras, enquanto apenas 6 tratavam sobre metodologias inovadoras. Além disso, em relação à questão de gênero, a maioria destes foram elaborados por mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALMRD03122018.pdf905,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons