Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Adailza Jéssica da Silva-
dc.creatorSantos, Ediliene Cristina Laurência dos-
dc.creatorSilva, Nátia Targino da-
dc.date.accessioned2019-05-06T11:32:04Z-
dc.date.available2019-05-05-
dc.date.available2019-05-06T11:32:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14159-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to present a quantitative and qualitative research systematization, about accessibility at Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Our research is due to the several limitations found in relation to the person with physical disability, where our research brings the potentialities and limitations on this subject, having as case study the CE-UFPB. These limitations range from the difficulties of locomotion to the attitudinal barriers that make it difficult for these individuals to have access to the right to come and go, to perform basic needs, to enjoy rights and services, to leisure, education, culture and sports. In the first chapter we give a brief history about disability, its concepts and its etymology. In the second chapter, we set out to make a bibliographical survey on accessibility in Brazil, to make a theoretical overview that would subsidize our case study. In the fourth chapter, the theoretical and investigative aim will be to present reflections on the barriers faced by teachers with physical disabilities in their teaching at the Education Center, the accessibility and the conditions and the architectural conditions of the CE.To achieve this goal we use empirical research with a qualitative approach. For this we use the empirical bibliographical research, presenting a concise study about accessibility. As a research tool we used the semi-structured interview. The results revealed that much is still lacking in the infrastructure and social aspect to adapt the reality of the interviewed public to a truly dignified accessibility.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-06T11:32:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AJSM06052019.pdf: 3852266 bytes, checksum: bdc4013d5f4d83f2ad515bfed726b4b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-06T11:32:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AJSM06052019.pdf: 3852266 bytes, checksum: bdc4013d5f4d83f2ad515bfed726b4b7 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDeficiência física - professorpt_BR
dc.titleOs limites impostos ao deficiente nos espaços do exercício da docência: um estudo sobre os professores com deficiência física no CE/UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo, apresentar uma sistematização de pesquisa, de cunho quantitativo e qualitativo, acerca da acessibilidade dentro do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Nosso trabalho deve-se as diversas limitações encontradas no que diz respeito à pessoa com deficiência, em especial à pessoa com deficiência física, onde nossa pesquisa trás as potencialidades e limitações sobre este tema, tendo como estudo de caso o CE- UFPB. Essas limitações vão desde as dificuldades de locomoção até as barreiras atitudinais que muito dificultam o acesso desses indivíduos ao direito de ir e vir, de executar necessidades básicas, usufruir dos direitos e serviços, ao lazer, à educação, à cultura, ao esporte. No primeiro capitulo fazemos um breve histórico sobre a deficiência física, os seus conceitos e sua etiologia. No segundo capitulo, nos propusemos a fazer um levantamento bibliográfico sobre a acessibilidade no Brasil, como forma de construirmos um panorama teórico que subsidie nosso estudo de caso. No quarto capitulo, o fito teórico e investigativo dar-se-á apresentar reflexões acerca das barreiras enfrentadas, pelas professoras com Deficiência Física em sua docência no Centro de Educação, da acessibilidade e das condições arquitetônicas do CE. Para alcançarmos este objetivo utilizamos a pesquisa empírica com abordagem qualitativa. Para isso, utilizamos a pesquisa bibliográfica e empírica, dando ênfase na abordagem qualitativa, apresentando um estudo conciso acerca da acessibilidade. Como instrumentos de pesquisa utilizamos a entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram que ainda falta muito no aspecto infraestrutural e social para adequar realidade do público entrevistado a uma acessibilidade realmente digna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJSM06052019.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons