Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jéssica Alves-
dc.date.accessioned2019-05-06T12:24:48Z-
dc.date.available2018-11-26-
dc.date.available2019-05-06T12:24:48Z-
dc.date.issued2018-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14160-
dc.description.abstractThis work aims to verify the knowledge acquired in the University graduate for teaching practices with students with disabilities, analyzing the theme from the narrative of regular classroom teachers of a public school in João Pessoa - PB. All data were obtained through a qualitative descriptive research, which was used a questionnaire as a data collection instrument. Three female teachers of the João Pessoa participated of the study, who work or worked in inclusive education in the regular classroom. A questionnaire was elaborated with questions to verify the knowledge of the teachers to act in the inclusive education and its idea on the subject. According to what has been analyzed, it was conclude that the initial formation of the pedagogue is still not enough for him to act in this inclusive perspective, because teachers still feel insecure and difficult to work with students with disabilities in the regular classroom, due to lack of adequate training, resources and also professionals working in the school to give effective support to the teacher in the class.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-06T12:24:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JAS26112018.pdf: 1304535 bytes, checksum: 584993f681adba0b83a38fd28ddc7f11 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-06T12:24:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JAS26112018.pdf: 1304535 bytes, checksum: 584993f681adba0b83a38fd28ddc7f11 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectAlunos - inclusãopt_BR
dc.titleOs saberes adquiridos na formação inicial para o exercício da prática docente de alunos com deficiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade verificar os saberes adquiridos na formação inicial para as práticas docentes com alunos com deficiência, analisando o tema a partir do relato de professoras de sala de aula regular de uma escola da rede pública de ensino de João Pessoa – PB. Todos os dados foram obtidos através de uma pesquisa descritiva qualitativa, que foi usado como instrumento de coleta de dados, um questionário. Participaram da pesquisa três professoras da rede municipal de João Pessoa, que atuam ou atuaram na educação inclusiva na sala regular de ensino. Foi elaborado um questionário com questões que pretenderam verificar o conhecimento das professoras para atuar na educação inclusiva e sua visão sobre o assunto. De acordo com o que foi analisado, concluiu-se que a formação inicial do pedagogo ainda não é o suficiente para que ele possa atuar nessa perspectiva inclusiva, pois as professoras ainda se sentem inseguros e com dificuldades de atuar com alunos com deficiência em sala de aula regular, devido à falta de formação adequada, e de recursos e também de profissionais atuantes na escola para dar um suporte efetivo as professoras em sala.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAS26112018.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons