Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14166| Tipo: | TCC |
| Título: | As contribuições da educação emocional para o desenvolvimento integral na educação infantil |
| Autor(es): | Souza, Rita de Cássia da Conceição |
| Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
| Resumo: | Iniciamos o presente trabalho percorrendo os conceitos e características da Educação Emocional e das emoções. Em seguida discorremos de forma sucinta sobre como as emoções ocorrem na criança pequena e qual sua importância para o desenvolvimento infantil. Depois, realizamos alguns apontamentos sobre a nova Base Nacional Curricular para Educação Infantil e como a mesma aborda o desenvolvimento emocional da criança, a partir de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento baseados em campos de experiências. Com o objetivo principal de compreender como a Educação Emocional pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança pequena na Educação Infantil, investigou-se com quatro profissionais que atuam em uma creche localizada no município de Bayeux, no estado da Paraíba, como elas entendem as concepções de Educação Emocional, emoções, desenvolvimento infantil e quais as relações estabelecidas destas na prática pedagógica e como elas se deram na formação docente inicial. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, a qual também se configura como descritiva. Como recursos de coletas de dados, foram feitas observações a partir de um roteiro sistemático e a aplicação de um questionário estruturado. As respostas foram analisadas e comparadas com anotações das observações e com as teorias de estudiosos da área. Concluímos que as ações educacionais voltadas para o desenvolvimento emocional deverão ser implementadas a partir do momento da formação inicial, seguindo em direção à formação continuada, para que, de fato, os professores, principalmente os que atuam na Educação Infantil, possam implementar práticas para o desenvolvimento emocional da criança pequena, contribuindo, consequentemente para seu desenvolvimento integral que irá influenciar toda sua vida. |
| Abstract: | Empezamos el presente trabajo recorriendo los conceptos y características de la Educación Emocional y de las emociones, a continuación expondremos brevemente como suceden las emociones en los niños pequeños y cual es su importancia para el desarrollo infantil, después realizaremos algunos apuntes sobre la nueva Base Nacional Curricular para Educación Infantil y como la misma aborda el desarrollo emocional del niño apartir de los objetivos de aprendizaje y desarrollo basados en el campo de experiencias. Con el objetivo principal de entender como la Educación Emocional puede contribuir al desarrollo integral del niño pequeño de la Educación Infantil, llevamos a cabo una investigación en la que participaron cuatro profesionales que actuan en una guardería ubicada en el município de Bayeux, en el estado de Paraíba. Se analisó también como ellas entenden los conceptos de Educación Emocional, emociones, desarrollo infantil y cuales son las relaciones establecidas entre estos profesionales y su práctica pedagógica, asi como su desempeño en la formación docente inicial. Se utilizó la metodologia de estudio de caso con enfoque qualitativa y descritiva. Se utilizaron los recursos de recopilación de datos a través de observaciones a partir de un guión sistemático y aplicación de un cuestionário estructurado. Las respuestas han sido analisadas y comparadas con notas de las observaciones y con la teorias de expertos en el área. Concluimos que las acciones educacionales orientadas para el desarrollo emocional deberán ser implementadas apartir del momento de la formación inicial, seguiendo en la dirección de la formación contínua, para que los profesores, principalmente los que actuan en la Educación Infantil puedan implementar prácticas para el desarrollo emocional del niño pequeño, contribuyendo, consecuentemente para su desarrollo integral que irá influenciar toda su vida. |
| Palavras-chave: | Educação emocional Desenvolvimento infantil Formação docente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14166 |
| Data do documento: | 5-Nov-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RCCS30112018.pdf | 899,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
