Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Olívia Alexandre de-
dc.date.accessioned2019-05-06T14:26:36Z-
dc.date.available2018-11-06-
dc.date.available2019-05-06T14:26:36Z-
dc.date.issued2018-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14168-
dc.description.abstractThe theme of this work is the use of games in the autistic universe and it aims to reflect how the playful things can complement learning by providing greater development of their potentialities, abilities and possibilities in children with Autism. This present paper was developed collecting data by observations and interviews about autistic universe and the playful as a facilitator process of learning to show that children with Autism Spectrum Disorder (ASD) can be included in the scholar environment through games and plays and the importance of play games highlighting how essential it is for a children to grow up mentally and physically. It was possible to verify the importance and indispensability of plays and games to improve the development of children. Through them, we can awake the imagination and collaboration between the children, improving their relationships with others children. The results showed several benefits for children with theses games, like growing communication, curiosity, concentration, helping to create affective bonds, creative moments in addition to facilitating the learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-06T14:26:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OAA06112018.pdf: 1337511 bytes, checksum: 46da8bb7ab0c74c0987671617626a82e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-06T14:26:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OAA06112018.pdf: 1337511 bytes, checksum: 46da8bb7ab0c74c0987671617626a82e (MD5) Previous issue date: 2018-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleA utilização dos jogos e das brincadeiras na educação infantil para crianças com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Izaura Maria Andrade da-
dc.description.resumoA utilização dos jogos e das brincadeiras no universo da criança com transtorno do espectro autista busca refletir como o lúdico pode complementar na aprendizagem, proporcionando maior desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e possibilidades. Este trabalho tem como objetivo compreender como as brincadeiras e os jogos propiciam meios de inclusão em sala de aula, de um aluno com transtorno do espectro autista (TEA). A pesquisa é de cunho qualitativo. Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada como instrumento da coleta de dados a observação da criança com TEA na sala de aula e entrevistas com o professor, o gestor, o auxiliar de apoio e a coordenadora pedagógica. Foi possível constatar a importância e a indispensabilidade dos jogos e brincadeiras para favorecer o desenvolvimento. Através dos brinquedos, brincadeiras e jogos, podemos despertar a imaginação, e a colaboração entre as crianças, facilitando assim, que elas estabeleçam um bom relacionamento com outras crianças. Os resultados mostraram que o brincar como ação lúdica oferece diversos benefícios para as crianças com TEA, tais como: amplia sua comunicação, curiosidade, concentração, ajuda na construção de vínculos afetivos, e que as brincadeiras e os jogos promovem momentos de criatividade, além de facilitar o aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OAA06112018.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons