Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Sarah Hellen Lopes de-
dc.date.accessioned2019-05-06T14:58:57Z-
dc.date.available2018-11-29-
dc.date.available2019-05-06T14:58:57Z-
dc.date.issued2018-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14170-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the importance of playing and learning in early childhood education. Choosing the subject allows you to use playability as a learning tool in the classroom because with the help of your own experience it may be more difficult to solve the challenges. Its main purpose is the meaning of playing and conceptualizing the main terms used to designate the act of playing. It is also fundamentally understood in the ludic universe, in which the child communicates at the same time and with the world, establishing social relations, building knowledge, and showing the benefits that the game brings in children's learning. They have already been defined as indicators of the importance of teaching and its contributions within the classroom. In addition, as teachers of the Sandra Santiago Reference Center for Infant Education, located in the municipality of João Pessoa, Paraíba works and loses a playfulness in its routines of Early Childhood Education based on the reading of books, articles, magazines and websites, as well as the research of great authors related to this topic, as well as the field research in the Reference Center on Infantile Education Sandra de Santiago of the practice of pedagogy with playfulness. In addition, as teachers specific to knowledge about play, there is a presence in the classroom, such as children with learning from the play area, the greater explicit that the amount of children per classroom is a problem to work a playfulness. And, finally, to affirm that performing the playful is satisfactory for the pedagogical practice. Faced with this, it is possible to verify that the teachers put into action a playfulness, however, there are factors that hinder the improvement of the practice. In this way, this study provides a more important reading about the importance of playing in human life, and especially in the life of the child.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-06T14:58:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SHLL29112018.pdf: 448353 bytes, checksum: bff824f2d8f11e6e3d20f1c54366f363 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-06T14:58:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SHLL29112018.pdf: 448353 bytes, checksum: bff824f2d8f11e6e3d20f1c54366f363 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO lúdico no processo da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Espindola, Maíra Lewtchuk-
dc.description.resumoO presente trabalho visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. A escolha do tema partiu do interesse em entender a ludicidade como uma ferramenta de aprendizado na sala de aula, pois, sabe-se que através dela a criança se sente mais determinada a solucionar os desafios. Tem como objetivo principal conhecer o significado do brincar e conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar. Tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, em que a criança se comunica consigo mesma e com o mundo, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, e ainda evidenciar os benefícios que o brincar traz na aprendizagem infantil. Já os objetivos específicos foram apresentar a importância do lúdico e suas contribuições dentro da sala de atividades. Além de perceber como as professoras do Centro de Referência em Educação Infantil Sandra Santiago, localizado no Município de João Pessoa, na Paraíba trabalham e pensam a ludicidade em suas rotinas da educação infantil. Portanto, para realizar este trabalho, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema, além da pesquisa de campo no Centro de Referência em Educação Infantil Sandra Santiago o qual foi realizado uma coleta de dados a respeito da prática da pedagógica com a ludicidade. Além disso, as professoras especificaram ter conhecimento sobre o lúdico, existe a presença da ludicidade nas salas de aula, as crianças têm aprendido por meio do lúdico, a maioria explicitaram que a quantidade de crianças por sala de aula é um problema para trabalhar a ludicidade. E, por fim, afirmaram que realizar o lúdico é satisfatório para a prática pedagógica. Diante dessas informações, é possível constatar que as professoras colocam em ação a ludicidade, contudo, há fatores que prejudicam a melhoria da prática. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHLL29112018.pdf437,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons