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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14173
Tipo: TCC
Título: A inclusão da criança com transtorno do espectro autista na escola da rede privada de ensino: estudo de caso na escola recanto novo
Autor(es): Mangueira, Selma Lôbo dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Izaura Maria de Andrade da
Resumo: O presente trabalho propõe-se a mostrar a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola da Rede Privada de Ensino Recanto Novo e as dificuldades enfrentadas por essa escola para receber os alunos e incluí-los no meio educacional, procurando compreender que a presença do Acompanhante Especializado é de fundamental importância para o processo de inclusão, a partir de uma abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento, foram utilizados os pressupostos teórico- metodológicos da pesquisa exploratória, a partir de dados colhidos no dia a dia de alunos com TEA. Durante a pesquisa de campo foi utilizado o instrumento de observação com registro em diário de campo buscando analisar os impasses sofridos pela professora e as suas conquistas junto ao aluno com TEA. Os resultados da pesquisa nos revelaram que a escola precisa entender como se dá o verdadeiro processo de inclusão assumindo o compromisso de estar aberta a mudanças de metodologias e das práticas pedagógicas procurando (re)construir sua identidade com a formação de profissionais no intuito de consolidar uma profissão autônoma produtiva em seus saberes e valores. Além disso, outro aspecto a ser considerado diz respeito a presença de Acompanhantes Especializados, cuja formação necessita ser compatíveis com a responsabilidade que assumem. Tais resultados nos inquieta a repensar no termo de inclusão e da obrigação das Políticas Públicas em assumir o compromisso sobre a formação docente, procurando o benefício dos alunos que necessitam de um olhar diferenciado e da regulamentação da profissão de Acompanhante Especializado. Sem essas observações, não poderíamos pensar em inclusão, mas apenas na inserção e matrícula de alunos com TEA e outras deficiências na escola, sem que ocorra o atendimento as suas necessidades e a garantia de seus direitos, como assegura a legislação brasileira.
Abstract: This monograph sets out to show the inclusion of Autism Spectrum Disorder(ASD) Students in the private school Escola Recanto Novo and the difficulties faced by this school to receive the students and include them in the educational environment, seeking to understand that the presence of a Specilized Accompanier is extremely importance to the inclusive process, based on a qualitativy approach. For final thesis development, we used the theoretical-methodological assumptions of the exploratory research, based on the data collected in day-to-day ASD students. During the field research was observed and registered in the Dairy field research, to analyz the obstacles suffered by the teacher and her achievements with the ASD student. The results of the research revealed that the school needs to understand how the true inclusion process takes place, assuming a commitment to be open to changes in methodologies and pedagogical practices, seeking to (re) build its identity with the training of professionals in order to consolidate a profession in its knowledge and values. Futhermore, another aspect to be considered concern to the presence of Specialized Accompanier, whose the formation needs to be compatible with the responsability they assume. The results of this study concern us to rethink the term of inclusion and the obligation of Public Policies to make a commitment on teacher education, seeking the benefit of students who need a different look and regulation of the profession of Specialized Escorts. Without those observations, we could not think of inclusion, but just in the insertion and enrollment of ASD students and another desabilities in school, without attending to their needs and guaranteeing their rights, as guaranteed by Brazilian legislation.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Ensino
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14173
Data do documento: 1-Nov-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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