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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14176Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, José Henrique da Silva de | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-07T11:13:55Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-30 | - |
| dc.date.available | 2019-05-07T11:13:55Z | - |
| dc.date.issued | 2018-11-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14176 | - |
| dc.description.abstract | The study deals with the insertion of male students in Early Childhood Education. Observing at all the supervised stages that I was present, and not finding any male teacher as a teacher, I had the curiosity to know if the male students of the pedagogy course of the Federal University of Paraíba face some kind of prejudice related to the choice of this also seeking to know if they are willing to face any kind of prejudice existing in the academy or outside it, in order to exercise the role of teachers in Early Childhood Education. To present the research I divided the monograph into five chapters. In the first one I tried to bring a summary about Early Childhood Education in Brazil, aiming at the historical context of how the first kindergartens came to the care of the children, showing that the pedagogue is also enabled to practice this function. In the following chapter the concept of gender is presented, seeking to inform the reader what is and what this term refers to. In the third chapter, I dealt with the difficulties encountered by students because of their sexual orientation, seeking to question the prejudice involved in this issue and bringing a counterpoint to avoid this conflict. In the following chapter I approached the hegemonic masculinity, evidencing that the masculine gender still prevails in the main professional positions of the society. In the fifth and last chapter I presented the reflections on the relations of the male teacher who works in early childhood education and the school community, I have exposed a few percentages on the number of male teachers in Early Childhood Education, the difficulties they encounter in the school community when they begin to act, such as prejudice and the ability of the educator man to perform this function. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-07T11:13:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JHSL30112018.pdf: 971658 bytes, checksum: 614bae959cf83a3e4ec13402d3904629 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-07T11:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JHSL30112018.pdf: 971658 bytes, checksum: 614bae959cf83a3e4ec13402d3904629 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Professor - gênero masculino | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.title | Estudo introdutório sobre o discurso de alunos de pedagogia da UFPB acerca de professores do gênero masculino na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Magalhães Néto, José Vaz | - |
| dc.description.resumo | O estudo versa sobre a inserção dos formandos do sexo masculino na Educação Infantil. Observando em todos os estágios supervisionados que estive presente, e não encontrar nenhum professor homem exercendo função como docente, tive a curiosidade de saber se os alunos do gênero masculino do curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba enfrentam algum tipo de preconceito relacionado à escolha desse curso de licenciatura, também procurando saber se os mesmos se dispõem a enfrentar qualquer tipo de preconceito existente na academia ou fora dela, para futuramente exercerem a função de docentes na Educação Infantil. Para apresentar a pesquisa dividi a monografia em cinco capítulos. O primeiro trata-se da busca de um resumo sobre a Educação Infantil no Brasil, visando o contexto histórico de como surgiram as primeiras creches até o cuidar das crianças, mostrando que o pedagogo está também habilitado a praticar essa função. No capítulo seguinte se faz presente o conceito de gênero, buscando informar ao leitor o que é, e para o que se refere esse termo. No terceiro capítulo, aborda a questão das dificuldades encontradas pelos discentes pela orientação sexual dos mesmos, buscando questionar o preconceito envolvido também por essa questão e trazendo um contraponto que evite esse conflito. No quarto capítulo a proposta é abordar a masculinidade hegemônica evidenciando que o gênero masculino ainda é predominante nos principais cargos profissionais da sociedade. No quinto e último capítulo foi trabalhado as reflexões sobre as relações do professor do sexo masculino que atua na educação infantil e a comunidade escolar, foi apresentado algumas porcentagens sobre o número de docentes masculinos na Educação Infantil, as dificuldades que os mesmos encontram na comunidade escolar quando começam a atuar, tais como o preconceito e a capacidade do pedagogo homem em exercer essa função. O estudo é de caráter qualitativo. A pesquisa é de campo, como coleta de dados foi usada um questionário que foi respondido por estudantes do sexo masculino do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba sobre as principais dificuldades enfrentadas pela questão de gênero, com o objetivo a de conhecer a visão destes alunos sobre o papel do professor do sexo masculino, relacionado a Educação Infantil. A pesquisa evidenciou que muitos alunos relataram o preconceito como sendo um dos fatores mais agravantes na pouca presença de pedagogos nas escolas, sendo seguidos de outros problemas que afetam a presença dos pedagogos sem sua profissão. É preciso que as instituições, pais compreendam a importância que o pedagogo tem na vida escolar dos alunos e que sua atuação na escola é tão importante quanto as das pedagogas, que estes profissionais precisam ser vistos como indivíduos dotados e conhecimentos e que o fato de serem homens não desqualificam seu papel nem tampouco sua competência. É imprescindível a quebra desse preconceito que o gênero masculino não pode ensinar na Educação Infantil, pois além de um pensamento retrogrado é preciso a desmistificação dessa ideia de forma consciente. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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