Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14177Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Fernandes, Vanessa Mendes | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-07T11:35:46Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-14 | - |
| dc.date.available | 2019-05-07T11:35:46Z | - |
| dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14177 | - |
| dc.description.abstract | Communication as freedom of expression is recognized as a human right, it is fundamental to a more just society. Broadening this discussion, especially in the socio-cultural sphere, is essential in the process of guaranteeing this right. In this sense the present research work has as a theme: The importance of the communication of the Deaf in Brazilian Sign Language in the Brazilian society, being the main objective to analyze the importance of Libras in the process of communication between the deaf and the society, considering the importance of social inclusion of the deaf as a guarantee of their rights. In order to achieve its reach, it was considered relevant to develop a study by means of a qualitative approach, of an exploratory nature, through bibliographical and field studies. In this way, it was possible to perceive that the use of Libras should be increasingly encouraged in society and not only used in school institutions, since this, sign language, enables the deaf person to interact with the environment in which he lives, build and identity, helping to improve the quality of life of the country's deaf population, as well as guaranteeing them rights as citizens and respect for differences. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-07T11:35:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VMF14112018.pdf: 921392 bytes, checksum: 8759125e85600bc4e7e05e42e4d5d07c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-07T11:35:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VMF14112018.pdf: 921392 bytes, checksum: 8759125e85600bc4e7e05e42e4d5d07c (MD5) Previous issue date: 2018-10-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Surdez | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Libras | pt_BR |
| dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| dc.title | A importância da comunicação em libras para o surdo brasileiro | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Batista, Marie Gorett Dantas de A. e M. | - |
| dc.description.resumo | A comunicação como liberdade de expressão é reconhecida como um direito humano, ela é fundamental para uma sociedade mais justa. Ampliar essa discussão, sobretudo no âmbito sociocultural é essencial no processo de garantia desse direito. Neste sentido o presente trabalho de pesquisa traz como tema: A importância da comunicação do surdo em Libras na sociedade brasileira, sendo principal objetivo analisar a importância da Libras no processo de comunicação entre o surdo e a sociedade, tendo em vista a importância da inclusão social dos surdos como garantia de seus direitos. Para viabilizar seu alcance foi considerado pertinente o desenvolvimento de estudo por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, através de estudos bibliográficos e de campo. Desse modo, foi possível perceber que a utilização da Libras deve ser cada vez mais incentivada na sociedade e não utilizada apenas nas instituições escolares, pois esta, a língua de sinais, possibilita ao surdo interagir com o meio em que vive, construir e firmar sua identidade, colaborando ainda para a melhoria da qualidade de vida da população surda do país, além de assegurar-lhes os direitos como cidadão e o respeito às diferenças. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VMF14112018.pdf | 899,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
