Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Thaís Figueiredo de Melo-
dc.date.accessioned2019-05-07T12:13:34Z-
dc.date.available2018-11-30-
dc.date.available2019-05-07T12:13:34Z-
dc.date.issued2018-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14179-
dc.description.abstractThe present research aims to investigate the issue of sexual self-satisfaction in childhood and its repercussion in the context of Early Childhood Education. This topic will be addressed in the perspective of the following questions: How to understand the occasional attitude of children who develop sexual self-satisfaction behaviors in a school context? How do teachers understand and respond to these situations? How does the university address issues related to child sexuality in the teacher training course? The solution to such problems will be guided by the following: first, we try to understand the self-satisfaction behavior of sexual pleasure in childhood in the light of Sigmund Freud's psychoanalytic work as a starting point and other authors such as Anna Freud, Donald Woods Winnicott, who developed and deepened this theme; then, it must discusses the relationship between child sexuality and the educational process in the school context and its challenges; finally, taking into account an initial and succinct analysis of concrete cases, it is pointed out to the difficulties faced by the teachers in the accompaniment with the children in school context, also verifying the possibility of indicating adequate ways in the pedagogical procedure of accompaniments of these situations in the school; Finally, we will try to explain how this theme is being worked out in teacher training courses, verifying to what extent they present limits to a more concrete formation for the problems found in the school. The research will be developed through the reading of classical works of psychoanalysis and a more recent bibliography that discusses the issue of sexuality and sex education in school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-07T12:13:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TFML30112018.pdf: 586725 bytes, checksum: 7dcb68203393f85158a95427784950f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-07T12:13:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TFML30112018.pdf: 586725 bytes, checksum: 7dcb68203393f85158a95427784950f8 (MD5) Previous issue date: 2018-11-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidade infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogia - sexualidade infantilpt_BR
dc.titleA autogratificação sexual na infância: um desafio para professoras da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Eduardo Rebuá-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar a questão da auto-satisfação sexual na infância e sua repercussão no contexto da Educação Infantil. Tal tema será tratado na perspectiva das seguintes questões: Como entender a atitude ocasional das crianças que desenvolvem comportamentos de auto-satisfação sexual em contexto escolar? De que maneira as professoras compreendem e reagem a estas situações? Como a universidade trata sobre as questões ligadas à sexualidade infantil no curso de Pedagogia? A solução para tais problemas será encaminhada levando em conta os seguintes: primeiro procura- se entender o comportamento de auto-satisfação do prazer sexual na infância à luz dos trabalhos psicanalíticos de Sigmund Freud, como ponto de partida e outros autores comoAnna Freud, Donald Woods Winnicott, que desenvolveram e aprofundaram essa temática; em seguida, discute-se a relação entre sexualidade infantil e o processo educativo no contexto escolar e seus desafios; finalmente, levando em conta uma análise inicial e sucinta de casos concretos, aponta-se para as dificuldades enfrentadas pelas professoras no acompanhamento com as crianças em contexto escolar, verificando também a possibilidade de indicar caminhos no procedimento pedagógico de acompanhamentos dessas situações na escola; por fim procuraremos explicitar como está sendo trabalhada essa temática no curso de formação de professores da UFPB, verificando em que medida eles apresentam limites para uma formação mais concreta para os problemas encontrados na escola. A pesquisa foi desenvolvida através da leitura de trabalhos clássicos da psicanálise e de uma bibliografia mais recente que discute a questão da sexualidade e da educação sexual na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFML30112018.pdf572,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons