Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorColaço, Wênia Lira-
dc.date.accessioned2019-05-07T12:20:40Z-
dc.date.available2018-11-29-
dc.date.available2019-05-07T12:20:40Z-
dc.date.issued2018-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14180-
dc.description.abstractThe study aims to analyze the legal framework in Brazil for people with Autism Spectrum Disorder (ASD). It is intended to analyze what public policies and laws exist to support this group. For a long time, the person with autism spectrum disorder was on the margins of the Brazilian context, since neither recognized as a person with a disability was. Going down this historical path we understand today the yearnings for the search for acceptance, visibility and equity. The research is characterized as bibliographical, so that this modality of research was very important for this study, because it made it possible to understand a little of the reality of people with autism spectrum disorder and the legal apparatus that guarantees their rights. The research findings indicate that the Berenice Piana Law was a landmark in Brazilian legislation, among many benefits, the main one is the recognition of the person with ASD as a person with disabilities, thus guaranteeing to this group, the current apparatus. It is imperative that everyone is aware of the new legal context, especially education professionals, since promoting inclusion is a matter of social responsibility.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-07T12:20:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WLC29112018.pdf: 627798 bytes, checksum: 3a2c2c53a8a3174849dc14ee20f3d3f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-07T12:20:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WLC29112018.pdf: 627798 bytes, checksum: 3a2c2c53a8a3174849dc14ee20f3d3f1 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectLei Berenice Pianapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas - autismopt_BR
dc.titlePanorama histórico e político-legal das pessoas com transtorno do espectro autista no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taisa Caldas-
dc.description.resumoO estudo tem como objetivo analisar o marco político legal existente no Brasil para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pretende-se analisar quais as políticas públicas e leis que existem para amparar esse grupo. Durante muito tempo, a pessoa com transtorno do espectro autista esteve à margem do contexto brasileiro, pois nem reconhecida como pessoa com deficiência era. Percorrendo esse caminho histórico entendemos hoje, os anseios pela busca de aceitação, visibilidade e equidade. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, de forma que esta modalidade de pesquisa foi muito importante para este estudo, pois possibilitou entender um pouco da realidade das pessoas com o transtorno do espectro autista e o aparato legal que garante seus direitos. Os achados da pesquisa apontam que a Lei Berenice Piana foi um marco na legislação Brasileira, dentre tantos benefícios, o principal deles é o reconhecimento da pessoa com TEA como pessoa com deficiência, garantindo assim a este grupo, o aparato vigente. É imprescindível que todos estejam cientes do novo contexto legal, principalmente os profissionais da educação, uma vez que promover inclusão é uma questão de responsabilidade social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WLC29112018.pdf613,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons