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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thuani Xavier da-
dc.date.accessioned2019-05-07T13:21:59Z-
dc.date.available2018-11-30-
dc.date.available2019-05-07T13:21:59Z-
dc.date.issued2018-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14188-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como tema la formación del pedagogo y la Inclusión de un niño con discapacidad en la sala de referencia en la educación infantil. Para esso, se realizó un estudio sobre la Formación Profesional del Pedagogo con un resalto especial para los profesionales de la Educación Infantil para atender el objetivo de investigar cómo la formación profesional del pedagogo puede contribuir a la inclusión en la sala de referencia con calidad. Para este estudio se utilizaron documentos oficiales como la Declaración de Salamanca y la Declaración Mundial de Educación para todos y autores como Agustín (2003), Amorim y Días (2013), Cerisara (1999), Gatti (2010), Gomes (2009). La investigación realizada fue de forma cualitativa y tuvo como instrumento la aplicación de un cuestionario con profesoras que forman el cuerpo docente de un Centro de Referencia de Educación Infantil (CREI) de la red municipal de Bayeux-PB. A través de este estudio constatamos que la formación profesional afecta de forma nítida en la calidad del proceso de desarrollo y adquisición de los niños.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-07T13:21:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TXS30112018.pdf: 730071 bytes, checksum: 6abc2ee44d1364bc28419bf07a9d7903 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleA formação do pedagogo e a inclusão de uma criança com deficiência na sala de referência na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como título, ”A formação do Pedagogo e a Inclusão de uma Criança com Deficiência na Sala de Referência na Educação Infantil”. Para isso, foi realizado um estudo sobre a Formação Profissional do Pedagogo com um destaque especial para os profissionais da Educação Infantilpara atender ao objetivo de investigar como a formação profissional do pedagogo pode contribuir para a inclusão na sala de referência com qualidade. Para esse estudo foram utilizados documentos oficiais como a Declaração de Salamanca e a Declaração Mundial de Educação para Todos e autores como Agostinho (2003), Amorim e Dias (2013),Cerisara (1999), Gatti (2010), Gomes (2009). A pesquisa realizada foi de forma qualitativa e teve como instrumento a aplicação de um questionário com professoras que formam o corpo docente de um Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) da rede municipal de Bayeux-PB. Através desse estudo constatamos que a formação profissional afeta de forma nítida na qualidade do processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimento das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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