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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14211
Tipo: TCC
Título: A inclusão da estudante com Síndrome de Down na educação fundamental I
Autor(es): Oliveira, Marcilene de
Primeiro Orientador: Silva, Izaura Maria Andrade da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a inclusão de uma Estudante com Síndrome de Down (SD) na Educação Fundamental I. O processo de inclusão na escola vem sendo tema de grande relevância no processo de busca pela melhoria de qualidade na vida estudantil do educando com deficiências. A SD é uma condição cromossômica genética ocorrente no cromossomo 21, conhecida como trissonomia 21. As pessoas com SD têm déficit cognitivo e um atraso no seu desenvolvimento intelectual, motor e também da hipotonia muscular, diferente das crianças sem SD, necessitam de uma prática curricular adequada as suas reais necessidades, entretanto isso não impede o seu desenvolvimento social, pessoal e cognitivo. Contudo, para obter uma evolução na aprendizagem das crianças com SD, são necessários vários fatores como o envolvimento da família, bem como, se possível, de um atendimento educacional especializado com profissionais qualificados além do aperfeiçoamento dos professores. Deste modo, este estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e de campo, de abordagem qualitativa e exploratória a partir de dados coletados na escola municipal João Lins no município de São Miguel de Taipu/PB com o proposito de analisar a inclusão de uma estudante com SD, sendo aplicadas entrevistas semiestruturadas, com participação de uma gestora, uma professora e uma criança com SD. Pelos resultados do estudo, percebeu-se que, apesar das dificuldades e na falta projetos curriculares que tragam metodologia adequada, a professora está sempre procurando práticas pedagógicas que envolvam e contribuam para aprendizagem da criança com SD, não limitando as suas práticas apenas no que a escola fornece.
Abstract: This study aims to analyze the inclusion of a Student with Down Syndrome (SD) in Fundamental Education I. The process of inclusion at school has been a subject of big relevance in the process of search for better quality in the student life for educating with disabilities. The SD is a genetic chromosomal condition occurring in chromosome 21, known as trisomy 21. The people with SD have cognitive deficits and a delay in their intellectual and motor development, as well as muscular hypotonia, different from children without SD, need a curricular practice adequate to their real needs, but this does not prevent their social, personal and cognitive development. However, in order to achieve an evolution in the learning of children with SD, several factors are required, such as the involvement of the family, as well as, if possible, a specialized educational service with qualified professionals besides the improvement of the teachers. Thus, this study was accomplished from a bibliographical and field research, with a qualitative and exploratory approach, based on data collected at the João Lins municipal school in the city of São Miguel de Taipu/PB, with the purpose of analyzing the inclusion of a student with SD, and application of semi-structured interviews, with the participation of a manager, a teacher and a child with SD. From the results of the study, it was noticed that despite the difficulties and lack of curricular projects that brings adequate methodology, the teacher is always looking for pedagogical practices that involve and contribute to the learning of children with SD, not limiting their practices only in what the school supplies.
Palavras-chave: Educação especial
Síndrome de Down
Inclusão escolar
Professor - qualificação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14211
Data do documento: 31-Out-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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