Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14212
Tipo: TCC
Título: UTILIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS NUMA PERSPECTIVA AUSEBILIANA
Autor(es): Silva, Taís Machado da
Primeiro Orientador: Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
Resumo: Apesar das diversas estratégias didáticas que vem sendo apresentadas e discutidas na literatura, muitos professores de química ainda ministram aulas baseadas no modelo transmissão e recepção, não promovendo a participação de forma ativa dos alunos na construção do seu conhecimento. Diante disto, percebe-se a necessidade de superar esse modelo de ensino através da utilização de estratégias didáticas que possibilitem uma aprendizagem significativa. Neste contexto, objetivou-se com esse estudo construir e avaliar uma sequência didática para o estudo das funções orgânicas com estudantes do ensino médio, na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa Ausebiliana. A presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual de ensino regular, localizada na cidade de Areia (PB) e teve como público-alvo setenta e oito alunos (78) de três turmas do terceiro ano do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa-ação e quanto à abordagem, este estudo se classifica como uma investigação quali-quantitativa. O desenvolvimento dessa pesquisa deu-se em sete (07) etapas: inicialmente foi aplicado o pré-teste; na segunda etapa ocorreu a construção de conceitos; as quatro (04) etapas seguintes fizeram parte da sequência didática: atividade de identificação das funções orgânicas; atividade experimental; aplicação do jogo didático; exposição de fotos para identificação das funções e por fim, a avaliação da aprendizagem. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados dois questionários e realizadas observações e anotações durante a revisão do conteúdo e aplicação da sequência. Os dados coletados foram representados através de gráficos, com posterior análise descritiva. Baseado nos resultados obtidos conclui-se que a sequência didática corroborou no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa dos alunos, uma vez que foi capaz de ampliar o seu nível de conhecimento. A sequência didática foi avaliada de forma positiva pelos alunos, pois eles revelaram que ela promoveu uma aprendizagem de forma mais dinâmica e motivadora, por facilitar a associação do conteúdo estudado em sala de aula com o seu dia-a-dia. Ante o exposto, pode-se afirmar que a utilização dessa sequência didática mostrou-se eficiente no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo das funções orgânicas, devendo ser aplicada em sala de aula com a finalidade de auxiliar o ensino de Química nas escolas.
Abstract: In spite of the different didactic strategies that are being presented and discussed in the literature, many chemistry teachers still teach classes based on the transmission and reception of subject, not promoting the active participation of students in the construction of their knowledge. Therefore, it is necessary to overcome this teaching model through the use of didactic strategies that allow meaningful learning. Based on the above, this study aimed to elaborate and evaluate a didactic sequence focused on the content of organic functions aiming to promote meaningful learning. The present research was developed in a state public school of regular education, located in the city of Areia (PB) and had as public target seventy eight students (78) from three classes of the third year of high school. It is an action research and the approach meets both the requirements of a quantitative and a qualitative research. The development of this research took place in seven (07) stages: the pre-test was initially applied; in the second stage the construction of concepts occurred; the following four (04) steps were part of the didactic sequence: activity of identifying organic functions; experimental activity; application of didactic game; exposure of photos to identify the functions and, finally, the assessment of learning. As data collection instruments, two questionnaires were applied and observations and notes were made during the review of the content and application of the sequence. The data collected were represented by graphs and exposed literally. Based on the results obtained it is concluded that the didactic sequence corroborated in the development of a significant learning of the students, since it was able to increase their level of knowledge. The didactic sequence was evaluated positively by the students, who revealed that it promoted a more dynamic and motivating learning, by facilitating the association of the content studied in the classroom with their daily life. Therefore, it can be stated that the use of this didactic sequence proved to be efficient in the teaching and learning process of the content of the organic functions, and should be applied in the classroom, with the purpose of assisting the teaching of Chemistry in schools.
Palavras-chave: Ensino de química
Aprendizagem significativa
Estratégias didáticas
CNPq: Química e Física
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química e Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14212
Data do documento: 15-Fev-2018
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMS08052019.pdf738,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.