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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14214| Tipo: | TCC |
| Título: | Marco discursivo da educação de jovens e adultos e educação do campo no município de Santa Rita/PB: a partir dos documentos legais |
| Autor(es): | Sousa, Maraiane Pinto de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Severino Bezerra da |
| Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como base a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua oferta no campo. A problemática deste trabalho surgiu a partir dos resultados da pesquisa de Iniciação Científica na vigência 2017 – 2018, a qual nos possibilitou perceber o desafio que a EJA enfrenta no campo, na dinâmica das políticas públicas e na sua organização. Em vista disso, sentimos a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre as modalidades de EJA e EC. Com essa finalidade, buscamos destacar, neste trabalho, os documentos normativos e os movimentos que contribuíram para o desenvolvimento da Educação, da EJA e da EC, a fim de apresentar os fios que sustentam e asseguram o direito à educação. Constitui, pois, objetivo geral do presente trabalho: identificar a oferta da EJA na área rural de Santa Rita – PB; e objetivos específicos: destacar os documentos legais que asseguram a EJA e a educação do campo; conhecer, mais detalhadamente, no que consistem, atualmente, as escolas do campo, a partir da história de exclusões no acesso de jovens e adultos a uma educação de qualidade. Como base para as nossas análises, utilizamos os documentos legais da educação, as diretrizes e os decretos, PNE, PEE e PME, as cartilhas por “Uma Educação Básica do Campo” e as experiências de alfabetização, tais como “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”, “As 40 horas em Angicos”, CEPLAR, MEB. Para discorrer sobre a EC como espaço em seu contexto de resistência, identidade e direito, recorremos aos ensinamentos de estudiosos como Arroyo (1999, 2011), Fernandes (1999), Kolling, Nery e Molina (1999); enquanto, para as análises da EJA e seu processo histórico, social e de direito, enfatizando a educação popular como eixo estruturante das práticas pedagógicas da EJA e da EC, às lições de Torres (2013), Gohn (2013), Brandão (2013) e Fávero (2013). Metodologicamente, a nossa pesquisa é fundamentada nos estudos de Gonsalves (2011) e Michel (2015), sendo caracterizada como qualitativa e documental, dando destaque aos documentais legais da educação como base. Dessa maneira, foi possível perceber os desafios que a EJA no campo do município de Santa Rita – PB enfrentam, e a ausência de trabalho efetivo na área da educação do campo. Para isso, foi utilizado um aparato legal e científico que aponta para as necessidades de desenvolvimento educacional da camada popular. |
| Abstract: | This course concluding work has as fundamental theme Education of Young and Adults (EJA) and its offers in rural areas. The problematic presented here emerges from results of a research headed in a project of Scientific Initiation in the period 2017-2018, which made possible the perception of the challenge that EJA confronts in rural areas, considering the public political dynamic and its organization. With that in mind, we consider necessary to carry a deeper study on the modalities of education known as EJA and EC (Education on rural areas). That said, in this paper we seek to highlight normative documents and movements that contributed for the development of Education, EJA and EC, in order to present the threads that sustain and guarantee the right to Education. In this sense, we have chosen as the general goal: to identify the offer of EJA in the rural area of Santa Rita-PB. We based our analysis in legal educational documents, guidelines and decrees, PNE, PEE and PME, the primers for a Basic Education of the Rural area and the literacy experiences. We used the studies of authors such as Arroyo (1999, 2011), Fernandes (1999), Kolling, Nery and Molina (1999) in order to speak about EC as a space considering its aspect as resistence, identity and right. Torres (2013), Gohn (2013), Brandão (2013), Fávero (2013) for our analyzis on EJA and its social, historical and legal process, emphasizing the popular education as a structural branch of pedagogical practices of EJA and EC. In terms of methodology, our research is based on Gonçalves (2011) and Michel’s (2015) studies, which characterize it as qualitative and documental, for we highlight legal documents of education as the bases. Thus, it was possible to realize challenges that the EJA in the rural area that belongs to the city of Santa Rita - PB face, and the gap they need to fill. And for this they have a legal and scientific apparatus regarding the needs of educational development of the popular. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Educação do campo Direito - educação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14214 |
| Data do documento: | 5-Nov-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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