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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Juliane Bezerra-
dc.date.accessioned2019-05-08T13:08:40Z-
dc.date.available2018-11-30-
dc.date.available2019-05-08T13:08:40Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14220-
dc.description.abstractThe present work reports the experience of walking, in a crossing that was carried out by the high backwoods of Minas Gerais, in participation in the third edition of the project "O Caminho do Sertão - De Sagarana ao grande Sertão Veredas". Traveling about 180 km for seven days, leaving the district of Sagarana, in the municipality of Arinos - Minas Gerais, and arriving at the city of Chapada Gaúcha, in the same state, making part of the way realized by Riobaldo in his narratives – character of the book Sertão Veredas by Guimarães Rosa, opportunizing to reflect the identity of the pedagogue outside the academic walls and, above all, an experience of walking that articulated reflection and learning mediated by literature, narratives, discursive and ideological formations, in the end, in its complex structure existing in the socio-eco-literary route. Starting from this context, the central object of this work is to report my immersion in this experience, as well as to accomplish a critical reflection on the process of popular education and the right to literature inserted and experienced in this project. We used the bibliographic descriptive method and, for theoretical support, we used Labucci and Gros, who contribute their philosophical reflections on the act of walking, Brandão, Freire, Melo Neto and other theorists who talks about Popular Education and other themes that add this discussion, and even more Candido and Llosa that add with contributions about the human right to literature. Describing my pathway to this work provided me with the understanding of the Caminhos do Sertão as a pedagogical experience that promotes popular education and the right to literature in the highlands of the Sertão of Minas Gerais, creating dialogues and emancipatory reflections for all the public involved in the project.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-08T13:08:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JBV30112018.pdf: 365788 bytes, checksum: 69c94cc2c898666aee9c7db046de026f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-08T13:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JBV30112018.pdf: 365788 bytes, checksum: 69c94cc2c898666aee9c7db046de026f (MD5) Previous issue date: 2018-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectDireito humanopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleO caminho do sertão: uma experiência de educação popular e promoção do direito humano à literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alexandre Magno Tavares da-
dc.description.resumoO presente trabalho relata a experiência de caminhar, de andar a pé, numa travessia que foi realizada pelo alto sertão mineiro, em participação na 3a edição do projeto “O Caminho do Sertão – De Sagarana ao Grande Sertão Veredas”. Percorrendo cerca de 180 km durante sete dias, saindo do distrito de Sagarana, no município de Arinos – Minas Gerais, e chegando à cidade de Chapada Gaúcha, no mesmo estado, perfazendo parte do caminho realizado por Riobaldo em suas narrativas, personagem da obra Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa, oportunizando-me refletir a identidade do pedagogo fora dos muros acadêmicos e, sobretudo, numa experiência de caminhada que articulou reflexão e aprendizagem mediado pela literatura, pelas narrativas, formações discursivas e ideológicas, enfim, por uma linguagem em sua tessitura complexa existente na rota sócio-eco-literária. Partindo deste contexto, o objeto central deste trabalho é relatar minha imersão nessa vivência, bem como realizar uma reflexão crítica sobre o processo de educação popular e o direito à literatura inserido e experenciado nesse projeto. Fizemos uso do método descritivo bibliográfico e, para aporte teórico, lançamos mão de Labucci e Gros, que contribuem com suas reflexões filosóficas sobre o ato de caminhar, Brandão, Freire, Melo Neto e outros teóricos que discorrem sobre Educação Popular e outros temas que alimentam esta discussão, e ainda Candido e Llosa que agregam com contribuições acerca do direito humano à literatura. Descrever o meu percurso até chegar a este trabalho, proporcionou-me a compreensão do Caminho do Sertão como uma experiência pedagógica que promove a educação popular e o direito à literatura no alto do sertão mineiro, suscitando diálogos e reflexões de cunho emancipador para todo público envolvido no projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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