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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14225
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVitorino, Edgina Magally Alves-
dc.date.accessioned2019-05-08T14:22:59Z-
dc.date.available2018-11-30-
dc.date.available2019-05-08T14:22:59Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14225-
dc.description.abstractThe present Conclusion of the Course (TCC) verified the importance of the pedagogue and mediation and has as general objective to analyze the importance of the pedagogue in pedagogical mediation in shelters; and as specific objectives to recognize the reality of shelters as non-school spaces, ascertain the need for pedagogical mediation in the host houses and identify the personalized pedagogical accompaniment as a pedagogical mediation strategy. The theoretical foundations of the research contemplate the historical context of the pedagogical activity in formal and non-formal spaces, as well as mediation and pedagogical mediation in the educational context, using as the theoretical part Libâneo (1998), Charlot (2000), Paulo Freire 1996), Vygotsky (1988), Raoport e Silva (2013), Viegas (2007), Costa IM (2013). In addition to the bibliographical survey, documents such as: Pedagogical Political Project of the pedagogy course of the UFPB (2006), CONANDA - CNAS (2009), PNAS (2004) and the Child and Adolescent Statute (1990) were consulted. A qualitative, exploratory-descriptive research that had as its research source recorded audio interviews with adolescents residing in shelters and questionnaires made to host house coordinators. The data of the research were analyzed according to the qualitative analysis technique (GIL, 2008). The results indicate that we as pedagogical professionals who worked through pedagogical mediation with adolescents in foster homes, besides generating affective bond, contributed to the development of autonomy and empowerment in the school and social subjects of the adolescents, providing cognitive development and relationships social, thereby acting with relevance in the reflections about education and the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-08T14:22:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMAV30112018.pdf: 837040 bytes, checksum: 814884b2bd8143cf916f1159e1502677 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-08T14:22:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMAV30112018.pdf: 837040 bytes, checksum: 814884b2bd8143cf916f1159e1502677 (MD5) Previous issue date: 2018-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectCasas de acolhimentopt_BR
dc.titleO pedagogo e a mediação pedagógica em casas de acolhimento: uma experiência do PET/conexões de saberes – protagonismo juvenil em periferias urbanaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) verificou sobre a importância do pedagogo e a mediação e tem como objetivo geral analisar a importância do pedagogo na mediação pedagógica em casas de acolhimento; e como objetivos específicos reconhecer a realidade de casas de acolhimento como espaços não escolares, averiguar a necessidade de mediação pedagógica nas casas de acolhimento e identificar o acompanhamento pedagógico personalizado como estratégia de mediação pedagógica. Os fundamentos teóricos da pesquisa contemplam o contexto histórico da atuação do pedagogo em espaços formais e não formais, assim como a mediação e a mediação pedagógica no contexto educacional, utilizando como a parte teórica Libâneo (1998), Charlot (2000), Paulo Freire (1996), Vygotsky (1988), Raoport e Silva (2013), Viegas (2007), Costa I.M (2013). Além do levantamento bibliográfico foram consultados documentos como: Projeto Político Pedagógico do curso de pedagogia da UFPB (2006), CONANDA - CNAS (2009), PNAS (2004) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Uma pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva a qual teve como fonte de pesquisa entrevistas áudio gravadas com adolescentes residentes em casas de acolhimento e questionários feitos aos coordenadores das Casas de Acolhimento. Os dados da pesquisa foram analisados de acordo com a técnica de Análise qualitativa (GIL, 2008). Os resultados obtidos indicam que nós enquanto profissionais pedagogos que atuaram através da mediação pedagógica com adolescentes em casas de acolhimento, além de gerar vínculo afetivo, contribuiram para o desenvolvimento da autonomia e empoderamento nos assuntos escolares e sociais dos adolescentes, proporcionando desenvolvimento cognitivo e de relações sociais dos mesmos, agindo com relevância nas reflexões acerca da educação e do processo de ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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