Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Luanne Silva de Sousa-
dc.date.accessioned2019-05-14T22:24:54Z-
dc.date.available2018-06-21-
dc.date.available2019-05-14T22:24:54Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14258-
dc.description.abstractThis research had as general objective to investigate the contribution of activities involving the History of Mathematics, through the sundial, in two class of the 6th year of elementary school, in the content of units of time. To this end, the following specific objectives were defined: (1) To elaborate and develop a proposal of historical activities involving the sundial to work with units of time; (2) Evaluate the potentialities and limitations of the proposal of activities involving the sundial to work time units, in two classes of the 6th year of Elementary School. Regarding the approach, this research is qualitative and, as far as the objectives are concerned, it is exploratory. The instrument used was a questionnaire. The subjects of the research were thirty-two students from two classes of the 6th grade (C and D), from a municipal public school located in the city of Mamanguape, state of Paraíba. We used as theoretical reference Mendes (2009) regarding the use of historical activities in Mathematics classes, in addition to the National Curricular Parameters (BRASIL, 1998) about the use of history of mathematics in the classroom. As we turned out, the experience, in the view of the students, provided a "different lesson" which facilitated the understanding of the contents through its history. In addition, we observed that the use of sundial as a historical instrument is an approach with interdisciplinary potential. We conclude that the proposal of the use of historical activities with the sundial positively had its potentiality evidenced, based on our experience in the two classes of 6th grade, Elementary School.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-14T22:24:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSSL21062018.pdf: 1232557 bytes, checksum: c7e36ad985496fcbcc6849a8a156adaf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-14T22:24:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSSL21062018.pdf: 1232557 bytes, checksum: c7e36ad985496fcbcc6849a8a156adaf (MD5) Previous issue date: 2018-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMedição do tempopt_BR
dc.subjectRelógios de solpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMeasurement of timept_BR
dc.subjectSun watchpt_BR
dc.titleA construção do Relógio de Sol para o auxílio do ensino de unidades de tempopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Borges-
dc.description.resumoEssa pesquisa teve por objetivo geral investigar a contribuição de atividades envolvendo a História da Matemática, por meio do relógio de sol, em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, no conteúdo de unidades de tempo. Para tal, foram traçados os seguintes objetivos específicos: (1) Elaborar e desenvolver uma proposta de atividades históricas envolvendo o relógio de sol para o trabalho com unidades de tempo; (2) Avaliar as potencialidades e limitações da proposta de atividades envolvendo o relógio de sol para o trabalho unidades de tempo, em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Quanto à abordagem essa pesquisa é qualitativa e, quanto aos objetivos é exploratória. O instrumento utilizado foi um questionário. Os sujeitos da pesquisa foram trinta e dois alunos de duas turmas do 6º ano (C e D), de uma escola pública municipal situada na cidade de Mamanguape, no estado da Paraíba. Utilizamos como referencial teórico Mendes (2009) no que diz respeito à utilização de atividades históricas nas aulas de Matemática, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) acerca do uso de história da matemática em sala de aula. Como resultamos destacamos que a experiência, na visão dos alunos, proporcionou uma “aula diferente” o que facilitou a compreensão dos conteúdos através de sua história. Além disso, observamos que a utilização do relógio de sol como instrumento histórico é uma abordagem com potencial interdisciplinar. Concluímos que a proposta do uso de atividades históricas com o relógio de sol positivamente teve a sua potencialidade evidenciada, a partir da nossa experiência vivenciada nas duas turmas de 6º ano, do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSSL21062018.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons