Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Edvaldo Ramalho de-
dc.date.accessioned2019-05-14T23:09:00Z-
dc.date.available2018-06-21-
dc.date.available2019-05-14T23:09:00Z-
dc.date.issued2018-06-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14259-
dc.description.abstractThis study aims to elaborate and analyze a didactic sequence with the content of Linear Functions for a high school class of a school in Guarabira, whose methodological paths involve the use of technology. To do this, we set out to a qualitative study, as to its approach, of the descriptive type, as to its objectives and exploratory as to its methods. In order to reach the objective of the present paper, we present some reflections about the elaboration and execution of an experience of the Monitoring Workshop of the curriculum component of Mathematics for Basic Education II, as well as the intervention of Supervised Internship, both offered and promoted by the Federal University of Paraíba, Campus IV, North Coast, Rio Tinto. In addition, we identify the theoretical discourses that point to the use of technology in teaching mathematics. Therefore, we elaborated a didactic sequence with the content of Polynomial Function and the use of Geogebra software. We analyze the proposed didactic sequence with suggestions and challenges. Our study reviewed 24 authors, among them: D'ambrosio (1999); Gitirana (2003); Moran (2007) as well as official NCP documents of several years that based our guidelines (BRAZIL, 1998, 2001, 2006), and were subdivided into four chapters. The contributions of this study reign in the realm of partially retracting the reality of how the education is, the level of education of the students that progress in the school years until reaching Higher Education and how this to the motivation, captured informally, by the researcher of this study, in the observance of the school classes. Regarding the possibilities of future research, which focuses, based on this partial analysis, the need to suggest steps that may change the observed picture, as our study proposes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-14T23:09:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ERO21062018.pdf: 2615286 bytes, checksum: af7819b37b3e682abe4ecb0f8f0c4b93 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-14T23:09:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ERO21062018.pdf: 2615286 bytes, checksum: af7819b37b3e682abe4ecb0f8f0c4b93 (MD5) Previous issue date: 2018-06-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMathematics teaching gamespt_BR
dc.titleGeoGebra e o ensino de funções lineares: uma proposta teórica de sequência didáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes-
dc.description.resumoEste estudo têm por objetivo elaborar e analisar uma sequência didática com o conteúdo de Funções Lineares, para uma turma de 1ª série do Ensino Médio, de uma escola em Guarabira, cujos caminhos metodológicos envolvam o uso da tecnologia. Para isso, nos lançamos a um estudo qualitativo, quanto a sua abordagem, do tipo descritivo, quanto a seus objetivos e exploratório quanto a seus métodos. Para atingirmos o objetivo do presente papel, apresentamos algumas reflexões acerca da elaboração e execução de uma experiência da Oficina de Monitoria do componente curricular de Matemática para o Ensino Básico II, bem como a intervenção de Estágio Supervisionado, ambas ofertadas e promovidas pela Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Litoral Norte, Rio Tinto. Além disso, identificamos os discursos teóricos que apontam para o uso da tecnologia no ensino de Matemática. Por conseguinte, elaboramos uma sequência didática com o conteúdo de Função Linear e o uso do software Geogebra. Analisamos a sequência didática proposta com sugestões e desafios. Nosso estudo revisou 24 autores, entre eles: D’ambrosio (1999); Gitirana (2003); Moran (2007) bem como documentos oficiais PCN de diversos anos que fundamentaram nossas diretrizes (BRASIL, 1998; 2001; 2006), e subdividiu-se em quatro capítulos. As contribuições desse estudo reinam na esfera da retratação, de modo parcial, sobre a realidade de como está o ensino, o nível de instrução dos alunos que avançam nos anos escolares até chegar ao Ensino Superior e como esta à motivação, capturada de modo informal, pelo pesquisador deste estudo, na observância das aulas escolares. Quanto às possibilidades de pesquisas futuras, que tenha como foco, a partir dessa analise parcial apontada, a necessidade de se sugerir etapas que possam mudar o quadro observado, tal qual nosso estudo se propõe.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERO21062018.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons