Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Jefferson Anderson Beserra de-
dc.date.accessioned2019-05-16T19:38:13Z-
dc.date.available2018-11-13-
dc.date.available2019-05-16T19:38:13Z-
dc.date.issued2018-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14276-
dc.description.abstractThe purpose of the present study was to: Propose, execute and analyze a didactic proposal that makes use of Games to address the content of Whole Numbers for a group of the 8th grade of a private school in the city of Guarabira - PB. For this, it was necessary to investigate, in a theoretical character, the use of Games for the teaching of Mathematics; to elaborate a didactic sequence that makes use of games to approach the Whole Numbers; To register the participation of the group of 8th year of the school of the private network of education of the city of Guarabira before a didactic proposal; to investigate the participation of the class and 8th year in the execution of the didactic proposal and to analyze the positive points and obstacles of the experience. The accomplishment of these objectives occurred through Basic research, as to its nature; qualitative approach; descriptive about its objectives and Case Study regarding its methods. The work was organized in four chapters plus the references. As a bibliographical review was consulted works, dated between 1992 and 2013, in addition to 4 internet domains. Some of the authors cited were Silva (2013), Ribeiro (2008); Brazil - PCN's (1997/1998/2001); Antunes (1998). The contributions of this study are three, the target group of the study benefited from didactic planning; the scientific community is aware of the benefits that the use of games brings to teaching; the academic literature is strengthened by our study, which advocates the use of games in the school sphere. Regarding the possibility of future research, it was suggested to apply the proposal, in other realities, for cataloging and analyzing new results. It was conclusive that the application of games, as suggested throughout the study, through planning, can bring positive results regarding student participation, as well as, open space for improvement of transversal vectors, such as those discussed by official education documents of Brazil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-16T19:38:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JABP13112018.pdf: 764236 bytes, checksum: a8c40d20edc6238e0fb34c7389857cc8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-16T19:38:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JABP13112018.pdf: 764236 bytes, checksum: a8c40d20edc6238e0fb34c7389857cc8 (MD5) Previous issue date: 2018-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação - Planejamentopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teaching gamespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectEducation - Planningpt_BR
dc.titlePlanejamento didático para o ensino de números inteiros por meio de jogospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Surama Santos Ismael da-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo geral: Propor, executar e analisar uma proposta didática que faça uso de Jogos para abordar o conteúdo de Números Inteiros para uma turma do 8° ano de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Guarabira – PB. Para isso, foi necessário investigar, em caráter teórico, o uso de Jogos para o ensino de Matemática; elaborar uma sequência didática que faça uso de jogos para abordagem dos Números Inteiros; Registrar a participação da turma de 8° ano da escola da rede particular de ensino da cidade de Guarabira frente a uma proposta didática; investigar sobre a participação da turma e 8° ano na execução da proposta didática e analisar os pontos positivos e obstáculos da experiência. A efetivação desses objetivos se deu por meio de pesquisa Básica, quanto a sua natureza; de abordagem qualitativa; descritiva quanto a seus objetivos e Estudo de Caso quanto a seus métodos. Organizou-se a obra em quatro capítulos mais as referências. Como revisão bibliográfica foi consultado obras, datadas entre 1992 e 2013, além de 4 domínios da internet. Alguns dos autores citados foram Silva (2013), Ribeiro (2008); Brasil - PCN’s (1997/1998/2001); Antunes (1998). As contribuições desse estudo são três, a turma alvo do estudo se beneficiou do planejamento didático; a comunidade cientifica fica a par dos benefícios que o uso de Jogos traz para o ensino; a literatura acadêmica se fortalece com nosso estudo, que advoga a favor do uso de Jogos na esfera escolar. Quanto à possibilidade de futuras pesquisas, sugeri-se a aplicação da proposta, em outras realidades, para catalogação e análise de novos resultados. Foi conclusivo que a aplicação de jogos, como sugerido ao longo do estudo, através de planejamento, pode trazer resultados positivos quanto à participação do aluno, bem como, abrir espaço para aperfeiçoamento de vetores transversais, como os discutidos pelos documentos oficiais de educação do Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JABP13112018.pdf746,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons