Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Valdeyres Dias da-
dc.date.accessioned2019-05-16T21:35:14Z-
dc.date.available2018-06-20-
dc.date.available2019-05-16T21:35:14Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14279-
dc.description.abstractThis work aimed to show the conceptions of the mathematics teachers of the final years of Elementary School on the written test of State schools in the municipality of Itapororoca / PB. The purpose of this study was to investigate the teachers 'conceptions about the written test, as well as the teachers' knowledge about the act of evaluating in the teaching-learning process and the importance of evaluation in the mathematical knowledge process. In the theoretical foundation, the discussion about the evaluation of learning, in particular of mathematics, as well as conceptions about the written test, was used as a theoretical support for Gatti (2009), Luckesi (2011), Valente (2008), Pinto ), PCN (1998) and others. The applied methodology was a qualitative research of the exploratory type, in which the data were collected through a questionnaire applied to three teachers. As a result, it was verified that the written test is considered as the main tool in the field of evaluation. The evaluation is a remarkable process and triggers numerous procedures that contribute to the teaching and learning of the students, so it is important to know how to deal with the procedures, taking into account each profile of several students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-16T21:35:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VDS20062018.pdf: 742883 bytes, checksum: b789602af7d64de2ddf2bc582d7e9c45 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-16T21:35:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VDS20062018.pdf: 742883 bytes, checksum: b789602af7d64de2ddf2bc582d7e9c45 (MD5) Previous issue date: 2018-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMath teacherspt_BR
dc.subjectTeachers - Assessmentpt_BR
dc.titleAs concepções dos professores de matemática sobre a prova escritapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Agnes Liliane Lima Soares de-
dc.contributor.advisor-co1Grymuza, Alissá Mariane Garcia-
dc.description.resumoEste trabalho teve como finalidade mostrar as concepções dos professores de matemática dos anos finais de Ensino Fundamental sobre a prova escrita, de escolas Estaduais do município de Itapororoca/PB. Este estudo teve como objetivo averiguar as concepções dos professores sobre a prova escrita, bem como quais os conhecimentos que os professores possuem sobre o ato de avaliar no processo de ensino-aprendizagem e a importância da avaliação no processo do conhecimento matemático. Na fundamentação teórica apresenta a discussão acerca da avaliação de aprendizagem, em particular da matemática, bem como concepções sobre a prova escrita, para isso foi utilizada como apoio teórico Gatti (2009), Luckesi (2011), Valente (2008), Pinto (2008), PCN (1998) entre outros. Quanto à metodologia aplicada tratouse de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, em que os dados foram coletados através de um questionário aplicados a três professores. Como resultado, foi apurado que a prova escrita é tida como ferramenta principal no campo avaliativo. A avaliação é um processo marcante e desencadeia inúmeros procedimentos que contribuem no ensino e aprendizagem dos discentes, assim é importante sabermos como lidar com os procedimentos, tendo em vista cada perfil de diversos discentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VDS20062018.pdf725,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons