Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEustáquio, Gláuciely Eleutério-
dc.date.accessioned2019-05-16T22:36:11Z-
dc.date.available2018-06-19-
dc.date.available2019-05-16T22:36:11Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14281-
dc.description.abstractThe present study aimed to conduct a comparative study among the mathematical contents taught at the Elementary and Middle Cittizen State School Luiz Gonzaga Burity Professor, from the decade of 1968 to 1978, with the contents currently taught in Mathematics. We used authors such as Valente (2007; 2013), Miguel and Miorim (2002) to understand the History of Mathematical Education, Medeiros (2003) and Franco (1984) to understand better the work with school record books, as well as Araújo (2017) that brings the history of Rio Tinto, site of the school researched. After a thorough categorization of the school archives documents, it was decided to research only with the 5th grade elementary school textbooks due to the large amount of documents found in the school archives, and also because the degree course in Mathematics of Federal University of Paraíba, Campus IV - North Coast, prepares the students to work in the final grades of elementary and middle school. The methodological course of the research is divided in two moments and consists of a documentary research, since it allows the study with primary sources such as: old books, textbooks, tests, legislation of that time, school record books, among others. As final considerations, we conclude that this research theme, that works with school archives of public institutions, is still little discussed, as well as in the History of Mathematics Education field, and that the contents present in school record books of about forty years are mostly repeated, and sometimes exceed the appropriate content we have for that year nowadays.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-16T22:36:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GEE19062018.pdf: 1662407 bytes, checksum: 3bd38e279cfd1a7fb8e434c53a88471d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-16T22:36:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GEE19062018.pdf: 1662407 bytes, checksum: 3bd38e279cfd1a7fb8e434c53a88471d (MD5) Previous issue date: 2018-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Historiografiapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Historiographypt_BR
dc.titleHistória da educação matemática em arquivos da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity no município de Rio Tinto – PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Jânio Elpídio de-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo realizar um estudo comparativo entre os conteúdos matemáticos ministrados na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, durante a década de 1968 a 1978, com os conteúdos ministrados atualmente na disciplina de Matemática. Nos apoiamos em autores como Valente (2007; 2013), Miguel e Miorim (2002) para entendermos a História da Educação Matemática, em Medeiros (2003) e Franco (1984) para compreender um pouco melhor o trabalho com as cadernetas escolares, e em Araújo (2017) que traz a história do município de Rio Tinto, lócus da escola pesquisada. Após uma categorização minuciosa dos documentos nos arquivos da escola foi decidido fazer a pesquisa apenas com as cadernetas escolares da antiga 5ª série do ensino fundamental, devido à grande quantidade de documentos que foi encontrado nos arquivos da escola, e ainda porque o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV – Litoral Norte, prepara os discentes para atuar nas séries finais do ensino fundamental e médio. O percurso metodológico da pesquisa está dividido em dois momentos e consiste em uma pesquisa de modo documental, pois permite o trabalho com fontes primárias, tais como: cadernos antigos, livros didáticos, provas, legislação da época, cadernetas escolares entre outros. Como considerações finais, concluímos que o tema desta pesquisa que trabalha com os arquivos escolares de instituições públicas ainda é pouco discutido, como também na área da História da Educação Matemática e que os conteúdos presentes nas cadernetas escolares de cerca de quarenta anos, em sua grande maioria se repetem, e às vezes ultrapassam o que temos de conteúdos adequados ao ano equivalente na atualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEE19062018.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons