Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Davi Moreira Pereira-
dc.date.accessioned2019-05-17T12:44:33Z-
dc.date.available2019-04-30-
dc.date.available2019-05-17T12:44:33Z-
dc.date.issued2019-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14292-
dc.description.abstractThis research analyzes the compatibility, with the Brazil’s Federal Constitution of 1988, of the legislative changes inserted in the federal law nº 6.019/1974, that allowed the unrestricted outsourcing in Brazil, including the final activities. In order to do that, was made an analysis of the constitutional principles of labor protection in the present Federal Constitution, understanding labor as a social value. Also, was made a historical synthesis of the neoliberal movement, which inserted the labor flexibilization on the center of capitalism, spreading outsourcing worldwide, to evaluate how does this institute make the labor relations precarious, confronting several constitutional rights. Still, seeks to discuss the laws 13.429/2017 and 13.467/2017. In the end, the research analyzes the legitimacy of the Supreme Court’s decision on ADPF 324 and RE 958252, which said outsourcing the final activity is legal, invalidating the 331 statement of Superior Labor Court. Thus, using the hypothetical-deductive method, and through direct documentary research, the research seeks to demonstrate the unconstitutionality of the unrestricted outsourcing, analyzing how this institute affront social constitutional rights, creating a public policy of social devaluation of work that was validated by Brazil’s Supreme Court.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by lucimário dias (luciocam@hotmail.com) on 2019-05-17T12:44:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DMPG30042019.pdf: 683463 bytes, checksum: 14bfac8de241ad36f8ca7d5b5d9bcbc6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-17T12:44:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DMPG30042019.pdf: 683463 bytes, checksum: 14bfac8de241ad36f8ca7d5b5d9bcbc6 (MD5) Previous issue date: 2019-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerceirização.pt_BR
dc.subjectAtividade fim.pt_BR
dc.subjectDireito ao trabalho.pt_BR
dc.subjectDireitos sociais.pt_BR
dc.subjectFlexibilização trabalhista.pt_BR
dc.subjectReforma trabalhista.pt_BR
dc.titleReforma trabalhista e direito ao trabalho: precarização e a (in)constitucionalidade da lei da terceirizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Jailton Macena de-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a compatibilidade, frente a Constituição Federal do Brasil de 1988, das alterações legislativas inseridas na Lei 6.019/1974, que passaram a permitir a terceirização de forma irrestrita no país, inclusive na atividade fim das empresas. Para tanto, é feita uma análise dos princípios constitucionais de proteção ao trabalho inseridos no texto da constituição federal vigente, entendendo-se o trabalho enquanto valor social. Também, é feita uma síntese histórica do movimento neoliberal que instituiu a flexibilização trabalhista como vetor do modo de produção capitalista, difundindo a terceirização pelo mundo, para avaliar como tal instituto precariza as relações de trabalho, afrontando diversos princípios constitucionais. Ainda, buscase trazer, de forma analítica, as mudanças legislativas carreadas pelas Leis 13.429/2017 e 13.467/2017, atinentes ao tema. Por fim, analisa-se a legitimidade da decisão do Supremo Tribunal Federal na ADPF 324 e no RE 958252, que considerou constitucional a terceirização da atividade fim, invalidando a Súmula 331 do TST. Dessa forma, utilizando o método hipotético-dedutivo, e através da pesquisa documental direta, a pesquisa busca demonstrar a inconstitucionalidade da terceirização irrestrita, analisando como tal instituto afronta princípios sociais constitucionais, instituindo uma política pública de desvalorização social do trabalho que foi convalidada pelo STF.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDireito Processual e Prática Jurídicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqDIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Direito - João Pessoa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DMPG30042019.pdf667,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons