Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Maria de Fátima Gomes do-
dc.date.accessioned2019-05-17T19:47:39Z-
dc.date.available2018-11-13-
dc.date.available2019-05-17T19:47:39Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14328-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the use of Historical Artifacts, based on the annals of the National Seminar on Mathematical History and the National Meeting on Mathematical Education. This is a qualitative-descriptive documentary research. The theoretical basis was based on the works of Mendes (2001), Oliveira (2009, 2017), Feliciano (2008), Brazil (1998, 2006), among others. As results it was verified that there are still few works published in annals of events that present Historical Artifacts through the history of mathematics. Considering that the Historical Artifacts open up a range of possibilities both for the work with the mathematical contents and for the interconnection of these contents with other areas of knowledge, thus allowing the students to be able to visualize some sense the study of Mathematics we conclude that it is further research on this topic is needed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-17T19:47:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFGN13112018.pdf: 878964 bytes, checksum: 7499b79b50db98d6471665683425f0b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-17T19:47:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFGN13112018.pdf: 878964 bytes, checksum: 7499b79b50db98d6471665683425f0b7 (MD5) Previous issue date: 2018-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Historiografiapt_BR
dc.subjectArtefatos históricospt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Historiographypt_BR
dc.subjectHistorical artifactspt_BR
dc.titleO uso de artefatos históricos nas aulas de matemática: uma análise em anais de eventos científicospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Borges-
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo investigar o uso de Artefatos Históricos, tendo como base os anais do Seminário Nacional de História da Matemática e do Encontro Nacional de Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa documental de cunho qualitativo-descritivo. A fundamentação teórica se apoiou nos trabalhos de Mendes (2001), Oliveira (2009, 2017), Feliciano (2008), Brasil (1998, 2006), dentre outros. Como resultados foi constatado que ainda há pouco trabalhos publicados em anais de eventos que apresentam Artefatos Históricos através da história da matemática. Considerando que os Artefatos Históricos abrem um leque de possibilidades tanto para o trabalho com os conteúdos matemáticos, quanto para a interligação desses conteúdos com outras áreas de conhecimento, permitindo, dessa forma, que os alunos consigam visualizar algum sentido o estudo da Matemática concluímos que é necessário que sejam desenvolvidas mais pesquisas em torno desse tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFGN13112018.pdf858,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons