Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gilberto Francisco da-
dc.date.accessioned2019-05-17T22:01:10Z-
dc.date.available2013-11-12-
dc.date.available2019-05-17T22:01:10Z-
dc.date.issued2013-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14332-
dc.description.abstractOur research is about the relationships that are in the trade of sugarcane with mathematics. We conducted a descriptive research with the aim of analyzing trade considerations about the plant and describe elements linked to research. Among the authors quoted D'Ambrosio (2002), Ascher (1991), Dante (2008), among others. Due to the life history of the researcher of this study, there were reflections on the "gears" that support the production of fuel extracted from sugarcane and from these reflections, we set out to analyze the Ethnomatematics that sugarcane adopt. We also highlight the experience of Supervised since after the reflections on the activity, we argue that a class dedicated to training citizen could be open to contextualize the Ethnomatematics of sugarcane and considerations on trade of sugarcane, since it is present in the geography where students intervention liven.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-17T22:01:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GFS12112013.pdf: 801233 bytes, checksum: cd42b34907df6aa57ee1f074aebf39a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-17T22:01:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GFS12112013.pdf: 801233 bytes, checksum: cd42b34907df6aa57ee1f074aebf39a8 (MD5) Previous issue date: 2013-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectCana-de-açúcarpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectSugarcanept_BR
dc.titleOs conhecimentos matemáticos dos canavieirospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes-
dc.description.resumoNossa pesquisa versa sobre as relações que há no comércio da Cana de Açúcar com a Matemática. Realizamos uma pesquisa do tipo descritiva com o intuito de analisar considerações a cerca do comércio da planta e descrever elementos atrelados a pesquisa. Entre os autores, citamos D’Ambrosio (2002), Ascher (1991), Dante (2008), entre outros. Devido ao histórico de vida do pesquisador do presente trabalho, houveram reflexões sobre as “engrenagens” que sustentam a produção do combustível extraído da Cana de Açúcar e, a partir dessas reflexões, nos pusemos a analisar a Etnomatemática que os canavieiros adotam. Também destacamos a experiência de Estágio Supervisionado, uma vez que, após as reflexões sobre a atividade, defendemos que uma aula voltada para a formação cidadã poderia estar aberta a contextualização da Etnomatemática dos canavieiros e de considerações sobre o comércio da cana de açúcar, uma vez que ela está presente na Geografia onde os alunos da intervenção residem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFS12112013.pdf782,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons