Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Gilberto Francisco da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-17T22:01:10Z | - |
dc.date.available | 2013-11-12 | - |
dc.date.available | 2019-05-17T22:01:10Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14332 | - |
dc.description.abstract | Our research is about the relationships that are in the trade of sugarcane with mathematics. We conducted a descriptive research with the aim of analyzing trade considerations about the plant and describe elements linked to research. Among the authors quoted D'Ambrosio (2002), Ascher (1991), Dante (2008), among others. Due to the life history of the researcher of this study, there were reflections on the "gears" that support the production of fuel extracted from sugarcane and from these reflections, we set out to analyze the Ethnomatematics that sugarcane adopt. We also highlight the experience of Supervised since after the reflections on the activity, we argue that a class dedicated to training citizen could be open to contextualize the Ethnomatematics of sugarcane and considerations on trade of sugarcane, since it is present in the geography where students intervention liven. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-17T22:01:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GFS12112013.pdf: 801233 bytes, checksum: cd42b34907df6aa57ee1f074aebf39a8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-17T22:01:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GFS12112013.pdf: 801233 bytes, checksum: cd42b34907df6aa57ee1f074aebf39a8 (MD5) Previous issue date: 2013-11-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Cana-de-açúcar | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Ethnomathematics | pt_BR |
dc.subject | Sugarcane | pt_BR |
dc.title | Os conhecimentos matemáticos dos canavieiros | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes | - |
dc.description.resumo | Nossa pesquisa versa sobre as relações que há no comércio da Cana de Açúcar com a Matemática. Realizamos uma pesquisa do tipo descritiva com o intuito de analisar considerações a cerca do comércio da planta e descrever elementos atrelados a pesquisa. Entre os autores, citamos D’Ambrosio (2002), Ascher (1991), Dante (2008), entre outros. Devido ao histórico de vida do pesquisador do presente trabalho, houveram reflexões sobre as “engrenagens” que sustentam a produção do combustível extraído da Cana de Açúcar e, a partir dessas reflexões, nos pusemos a analisar a Etnomatemática que os canavieiros adotam. Também destacamos a experiência de Estágio Supervisionado, uma vez que, após as reflexões sobre a atividade, defendemos que uma aula voltada para a formação cidadã poderia estar aberta a contextualização da Etnomatemática dos canavieiros e de considerações sobre o comércio da cana de açúcar, uma vez que ela está presente na Geografia onde os alunos da intervenção residem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GFS12112013.pdf | 782,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons