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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Flávio Félix de Lima-
dc.date.accessioned2019-05-17T22:53:08Z-
dc.date.available2015-04-13-
dc.date.available2019-05-17T22:53:08Z-
dc.date.issued2015-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14333-
dc.description.abstractThe following Course conclusion work (CCW) has the objective to investigate the geometric’s levels thinking of students from the 9º year of the basic education from a public school in Mamanguape/PB city. The used research methodology was an investigative qualitative research of the explorative kind classified as a case study. As theory reference for the investigation we used authors such as Carolino, Curi e Mendonça (2000), Van de Walle(2009), Nasser e Tinoco (2011), Crowley (1987), Brasil(1998). For data collection were applied tests denominated – Van Hiele’s test, where was possible to analyze the level of the geometric development thinking of students from 5 (five) classes from the 9º year of a public school located in Mamanguape/PB. Was applied three Van Hiele test which refer to the level 0 (visualization), 1 (analysis) and 2 (informal deduction). With the collected data was possible to identify how many students from the 5 classes of the 9º year of the referred school, are or not covered in any of the levels of the geometric thinking. With the results were observed that the teaching of geometry are not being possibly worked broadly with those students, whereas the results of the analysed data indicate that no student from the investigated classes are on level 2 (informal deduction).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-17T22:53:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FFLS13042015.pdf: 1104555 bytes, checksum: faf9e38d3abef2af57decd41e0f1f815 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-17T22:53:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FFLS13042015.pdf: 1104555 bytes, checksum: faf9e38d3abef2af57decd41e0f1f815 (MD5) Previous issue date: 2015-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleInvestigação sobre o nível de pensamento geométrico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Mamanguape - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cristiane Fernandes de-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da cidade de Mamanguape/PB. A metodologia de pesquisa utilizada foi uma pesquisa investigativa de natureza qualitativa do tipo exploratória e classificada como estudo de caso. Como referencial teórico de investigação foi utilizado autores como Carolino, Curi e Mendonça (2000), Van de Walle (2009), Nasser e Tinoco (2011), Crowley (1994), Brasil (1998). Para o levantamento dos dados foram aplicados testes, denominados testes de Van Hiele, onde foi possível analisar o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico em que os alunos de 5 (cinco) turmas do 9º ano de uma Escola Pública de Mamanguape/PB se encontram. Foram aplicados três testes de Van Hiele referentes aos níveis 0 (visualização), 1 (análise) e 2 (dedução informal). Com os dados coletados foi possível identificar quantos alunos das 5 (cinco) turmas do 9º da referida escola estão ou não enquadrados em algum dos níveis do pensamento geométrico. Com os resultados obtidos foi observado que o ensino da geometria possivelmente não está sendo trabalhado de forma ampla com esses alunos, já que os resultados dos dados analisados indicam que nenhum aluno das turmas investigadas se encontra no nível 2 (dedução informal).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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