Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Emanoel José-
dc.date.accessioned2019-05-17T23:19:21Z-
dc.date.available2015-04-13-
dc.date.available2019-05-17T23:19:21Z-
dc.date.issued2015-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14335-
dc.description.abstractOur study proposal aimed to measure the impacts that MathMagic activities could have on the school environment in a class of 6th grade. For this, we launched a study on the case and, of qualitative approach that secondary objectives were researching how often students exercise / practice math inside and outside the classroom; Teach MathMagic students associated with the four operations with natural numbers and analyze the use of MathMagic students outside the classroom. For theoretical foundation in bases in several authors, among the main Pais (2001), Fajardo (2010), Tufano (2001) and INAF and SAEB datas. Our interest in the topic " MathMagic " born of experience Supervised Internship III, offered by the Federal University of Paraíba and we concluded that the MathMagic had a satisfactory result when emerged in the classroom, through a good educational planning. As future research opportunities, we believe that we could expand the sample and the survey population and the MathMagic to share, for purposes of size other results that our methodology can affect in more mature audiences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-17T23:19:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EJD13042015.pdf: 3443060 bytes, checksum: 5ec5541606e527521b71be5798c44fc8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-17T23:19:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EJD13042015.pdf: 3443060 bytes, checksum: 5ec5541606e527521b71be5798c44fc8 (MD5) Previous issue date: 2015-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleContextualizando através de matemágicas: uma experiência positiva em uma turma de 6º anopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes-
dc.description.resumoNossa proposta de trabalho teve como objetivo, mensurar os impactos que atividades matemágicas poderiam ter no cenário escolar de uma turma de 6º ano. Para isso, nos lançamos a um estudo de caso, de cunho qualitativo, cujos objetivos secundários eram pesquisar com que frequência os alunos exercitam/praticam a Matemática dentro e fora da sala de aula; Ensinar aos alunos matemágicas associadas às quatro operações com números naturais e Analisar a utilização da Matemágica dos alunos, fora da sala de aula. Para fundamentação teórica, nos balizamos em vários autores, entre os principais Pais (2001), Fajardo (2010), Tufano (2001), bem como dados do INAF e do SAEB. Nosso interesse pelo tema ―matemágica‖ nasceu da experiência de Estágio Supervisionado III, ofertado pela Universidade Federal da Paraíba e pudemos concluir que as Matemágicas tiveram um resultado satisfatório quando emergidas na sala de aula, através de um bom planejamento didático. Como possibilidades de pesquisas futuras, entendemos que poderíamos ampliar a amostra e a população da pesquisa, bem como as matemágicas a serem compartilhadas, com fins de comensurarmos outros resultados que a nossa metodologia utilizada possa afetar em públicos mais maduros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EJD13042015.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons