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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Francinaldo de Meireles-
dc.date.accessioned2019-05-23T18:06:17Z-
dc.date.available2015-04-16-
dc.date.available2019-05-23T18:06:17Z-
dc.date.issued2015-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14385-
dc.description.abstractThe present research has the objective to investigate the strategies developed by mathematics teachers in the classroom, to develop the ability of mental calculation in his students. For this we adopted as principal theorists Gentili and Gurgel (2007), Toledo and Toledo (1997), Ribeiro et al (2009), and Rego Rego (2004), Smole et al (2007), among others, and the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998). Regarding the objectives, the research was characterized by an exploratory study. Regarding the data collection, a case study was performed using as a research tool a questionnaire with open and closed questions. This questionnaire was divided into three parts: I. Identification; II. Professional and educational profile data; III. About the topic investigated. The mentioned instrument was applied during the month of December 2014 to 4 Mathematics teachers of Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão, located in the urban zone of the municipality of Alagoinha - Paraíba. The results indicate a conception of mental calculation linked to practical activities and "mental calculation", the strategies most used by teachers are problems related to the daily lives of students and the reported difficulty in working with the mental calculation is the lack of interest by the students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-23T18:06:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FMS16042015.pdf: 834945 bytes, checksum: a9a0d43c62ca318e2758dd542b4de887 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectCálculo mentalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMath teacherspt_BR
dc.subjectTeaching strategiespt_BR
dc.subjectMental calculationpt_BR
dc.titleAs estratégias utilizadas pelos professores de matemática para o desenvolvimento do cálculo mentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Borges-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo investigar quais as estratégias desenvolvidas pelos professores de Matemática, em sala de aula, para desenvolver a habilidade do cálculo mental em seus alunos. Para isso adotamos como principais teóricos Gentile e Gurgel (2007), Toledo e Toledo (1997), Ribeiro et al (2009), Rego e Rego (2004), Smole et al (2007), entre outros e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Quanto aos objetivos, a pesquisa foi caracterizada por um estudo exploratório. Quanto a coleta de dados, foi realizado um estudo de caso, utilizando como instrumento de investigação um questionário com questões abertas e fechadas. Este questionário foi dividido em três partes: I. Identificação; II. Dados profissionais e perfil pedagógico; III. Sobre o tema investigado. O referido instrumento foi aplicado durante o mês de Dezembro de 2014, a 4 professores de Matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão, localizada na zona urbana do município de Alagoinha – Paraíba. Os resultados apontam para uma concepção de cálculo mental atrelada a atividades práticas e “contas de cabeça”, as estratégias mais utilizadas pelos professores são problemas relacionados ao cotidiano dos alunos e a dificuldade relatada no trabalho com o cálculo mental é a falta de interesse por parte dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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