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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14385
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silveira, Francinaldo de Meireles | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T18:06:17Z | - |
dc.date.available | 2015-04-16 | - |
dc.date.available | 2019-05-23T18:06:17Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14385 | - |
dc.description.abstract | The present research has the objective to investigate the strategies developed by mathematics teachers in the classroom, to develop the ability of mental calculation in his students. For this we adopted as principal theorists Gentili and Gurgel (2007), Toledo and Toledo (1997), Ribeiro et al (2009), and Rego Rego (2004), Smole et al (2007), among others, and the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998). Regarding the objectives, the research was characterized by an exploratory study. Regarding the data collection, a case study was performed using as a research tool a questionnaire with open and closed questions. This questionnaire was divided into three parts: I. Identification; II. Professional and educational profile data; III. About the topic investigated. The mentioned instrument was applied during the month of December 2014 to 4 Mathematics teachers of Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão, located in the urban zone of the municipality of Alagoinha - Paraíba. The results indicate a conception of mental calculation linked to practical activities and "mental calculation", the strategies most used by teachers are problems related to the daily lives of students and the reported difficulty in working with the mental calculation is the lack of interest by the students. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-23T18:06:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FMS16042015.pdf: 834945 bytes, checksum: a9a0d43c62ca318e2758dd542b4de887 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Cálculo mental | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Math teachers | pt_BR |
dc.subject | Teaching strategies | pt_BR |
dc.subject | Mental calculation | pt_BR |
dc.title | As estratégias utilizadas pelos professores de matemática para o desenvolvimento do cálculo mental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Angelo, Cristiane Borges | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo investigar quais as estratégias desenvolvidas pelos professores de Matemática, em sala de aula, para desenvolver a habilidade do cálculo mental em seus alunos. Para isso adotamos como principais teóricos Gentile e Gurgel (2007), Toledo e Toledo (1997), Ribeiro et al (2009), Rego e Rego (2004), Smole et al (2007), entre outros e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Quanto aos objetivos, a pesquisa foi caracterizada por um estudo exploratório. Quanto a coleta de dados, foi realizado um estudo de caso, utilizando como instrumento de investigação um questionário com questões abertas e fechadas. Este questionário foi dividido em três partes: I. Identificação; II. Dados profissionais e perfil pedagógico; III. Sobre o tema investigado. O referido instrumento foi aplicado durante o mês de Dezembro de 2014, a 4 professores de Matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão, localizada na zona urbana do município de Alagoinha – Paraíba. Os resultados apontam para uma concepção de cálculo mental atrelada a atividades práticas e “contas de cabeça”, as estratégias mais utilizadas pelos professores são problemas relacionados ao cotidiano dos alunos e a dificuldade relatada no trabalho com o cálculo mental é a falta de interesse por parte dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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