Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Lúcia Nunes da-
dc.date.accessioned2019-05-23T19:38:28Z-
dc.date.available2014-05-19-
dc.date.available2019-05-23T19:38:28Z-
dc.date.issued2014-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14389-
dc.description.abstractThis research aims to analyze what the teachers think about the use of history of mathematics in the classroom , and with the object of analysis the PCN and the principal authors of our research were Mendes (2009 ) , Fossa (2001 ) and Santos (2001) . It is an exploratory and descriptive study in description while the data analysis the study was characterized by a case study . The survey instrument was a semi-structured questionnaire , consisting of questions that identify the profile of teachers and their knowledge of the National Curriculum Guidelines and the History of Mathematics . The study subjects were mathematics teachers of Elementary Education of the City School Antonia Luna Lisbon, which was the locus of our research . The survey data show that teachers do not have the PCN as a guiding feature of their teaching practice and not make use of history of mathematics in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-23T19:38:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALNS19052014.pdf: 974626 bytes, checksum: 58bda50e1964f91e08fb7bd13b7ed935 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-23T19:38:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALNS19052014.pdf: 974626 bytes, checksum: 58bda50e1964f91e08fb7bd13b7ed935 (MD5) Previous issue date: 2014-03-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Historiografiapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectMathematics - Historiographypt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectClassroom environmentpt_BR
dc.titleO que pensam os professores acerca da história da matemática: um estudo a luz dos PCNpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Borges-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar o que pensam os professores sobre o uso da história da Matemática em sala de aula, tendo com objeto de análise os PCN e os principais autores de nossa pesquisa foram Mendes (2009), Fossa (2001) e Santos (2001) . É um estudo exploratório e descritivo, em descrição enquanto a analise dos dados o estudo tem como característica um estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário semiestruturado, constituído por questões que identificam o perfil dos professores e seus conhecimentos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e a História da Matemática. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Matemática do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônia Luna Lisboa, a qual foi o lócus de nossa pesquisa. Os dados da pesquisa mostram que os professores não tem os PCN como um recurso norteador de sua prática docente e não fazem uso da História da Matemática em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALNS19052014.pdf951,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons