Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14389
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ana Lúcia Nunes da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T19:38:28Z | - |
dc.date.available | 2014-05-19 | - |
dc.date.available | 2019-05-23T19:38:28Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14389 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze what the teachers think about the use of history of mathematics in the classroom , and with the object of analysis the PCN and the principal authors of our research were Mendes (2009 ) , Fossa (2001 ) and Santos (2001) . It is an exploratory and descriptive study in description while the data analysis the study was characterized by a case study . The survey instrument was a semi-structured questionnaire , consisting of questions that identify the profile of teachers and their knowledge of the National Curriculum Guidelines and the History of Mathematics . The study subjects were mathematics teachers of Elementary Education of the City School Antonia Luna Lisbon, which was the locus of our research . The survey data show that teachers do not have the PCN as a guiding feature of their teaching practice and not make use of history of mathematics in the classroom. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-23T19:38:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALNS19052014.pdf: 974626 bytes, checksum: 58bda50e1964f91e08fb7bd13b7ed935 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-23T19:38:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALNS19052014.pdf: 974626 bytes, checksum: 58bda50e1964f91e08fb7bd13b7ed935 (MD5) Previous issue date: 2014-03-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Historiography | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | Classroom environment | pt_BR |
dc.title | O que pensam os professores acerca da história da matemática: um estudo a luz dos PCN | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Angelo, Cristiane Borges | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o que pensam os professores sobre o uso da história da Matemática em sala de aula, tendo com objeto de análise os PCN e os principais autores de nossa pesquisa foram Mendes (2009), Fossa (2001) e Santos (2001) . É um estudo exploratório e descritivo, em descrição enquanto a analise dos dados o estudo tem como característica um estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário semiestruturado, constituído por questões que identificam o perfil dos professores e seus conhecimentos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e a História da Matemática. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Matemática do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônia Luna Lisboa, a qual foi o lócus de nossa pesquisa. Os dados da pesquisa mostram que os professores não tem os PCN como um recurso norteador de sua prática docente e não fazem uso da História da Matemática em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALNS19052014.pdf | 951,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons