Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14397| Tipo: | TCC |
| Título: | Dos quadrinhos para o quadro: um estudo da literatura em quadrinhos através do método recepcional. |
| Autor(es): | OLIVEIRA, Victor de Medeiros |
| Primeiro Orientador: | FARIAS, Alyere Silva |
| Resumo: | Este trabalho apresenta como proposição central analisar a recepção de alunos do segmento do fundamental II – especificamente alunos do sétimo ano – no que diz respeito à leitura da adaptação de clássicos da Literatura Infantil e Juvenil para os quadrinhos. Partindo do princípio de que a literatura em quadrinhos é uma estratégia lúdica e atrativa para formar, e sobretudo consolidar, novos leitores, selecionamos a versão adaptada em quadrinhos da obra O livro da selva (2010) – originalmente escrita por Rudyard Kipling e publicada no ano de 1894 – a fim de observarmos como se dá na prática o processo de recepção do aluno para com um clássico quando esse sai de seu formato e modelo tradicional, já que os quadrinhos, de certo modo, apresenta uma estrutura diferenciada. Nesse contexto, embasados na Teoria da Estética da Recepção e nos estudos e produções de autores como Rouxel (2013), Dalvi (2013) e Bordini e Aguiar (1988), as quais discutem o trabalho direto com o texto literário em sala de aula; bem como nos estudos pautados nos quadrinhos, desenvolvidos por autores como Vergueiro (2014) e Pina (2014), visamos elaborar uma ponte que articulasse ensino de literatura e leitura de quadrinhos. Tal caminho foi construído e conduzido através de um trabalho de campo que, por meio de enquetes, realizou o intermédio entre nossa pesquisa e a visão dos alunos enquanto leitores de um clássico adaptado para os quadrinhos. |
| Abstract: | This research presents as a central review to analyze the reception of students from middle school - specifically seventh grade students – concerning reading adaptation of classics of children's and juvenile literature for comics. Assuming that comic literature is a playful and attractive strategy for forming, and especially consolidating, new readers, we have selected the adapted version of The Book of The Jungle (2010) - originally written by Rudyard Kipling and published in 1894 – objectifying to observe how the process of student's reception of a classic comes in when it goes out of its traditional format and model, since the comics, somehow, introduces a different structure. In this context, based on the Theory of Reception Aesthetics and on the studies and productions of authors such as Rouxel (2013), Dalvi (2013) and Bordini and Aguiar (1988), who discuss the direct work with the literary text in the classroom; as well as in studies based on comics developed by authors such as Vergueiro (2014) and Pina (2014), we aimed to elaborate a connection that articulated literature teaching and comic book Reading. This procedure was constructed and conducted through a fieldwork that, through polls, carried out the intermediate between our research and the students' vision as readers of a classic adapted to the comics. |
| Palavras-chave: | Adaptação Histórias em Quadrinhos Ensino de literatura Estética da Recepção Formação de leitores |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14397 |
| Data do documento: | 22-Out-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VMO22102018.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
