Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14402
Tipo: TCC
Título: Análise da variação linguística no livro didático de língua espanhola: Contribuições para o ensino.
Autor(es): GUEDES, Cristiane Cardozo
Primeiro Orientador: PONTE, Andrea Silva
Resumo: O ensino de língua espanhola nas escolas brasileiras esteve, de 2005 a 2016, amparado e assegurado pela lei nº11.161. Nesse período, foram implementadas ações de desenvolvimento da disciplina, como a sua inclusão no Programa Nacional do Livro Didático. Assim esta monografia analisa os documentos oficiais relacionados a esse ensino (PCNEM, PCN’s, OCEM, PNLD, etc.), bem como o volume 1 do livro Cercanía Joven 1, aprovado pelos PNLD 2015 e 2018. Através de uma pesquisa bibliográfica deste livro adotado atualmente na rede de ensino estadual da Paraíba procurou-se considerar a importância de elementos externos à língua, do papel histórico e das relações sociais. Este trabalho teve por objetivo refletir acerca da importância da variação linguística no ensino de espanhol no âmbito da Educação Básica. Como objetivo específico, propormos a verificação da presença/ausência da variação linguística no livro Cercanía Joven 1 à luz das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Então fez-se necessário estabelecer uma análise do livro (Cercanía Joven 1). Conclui-se que a linguística permite ao professor interferir positivamente nos reflexos do educando, visando à incorporação da compreensão das variações linguísticas, assim, espera-se do aluno uma postura reflexiva diante da pluralidade sociocultural e consciência acerca da avaliação social das variantes.
Abstract: La enseñanza de lengua española en los colegios brasileños estuvo de 2005 hasta 2016 amparada y asegurada por la ley nº11.161. En este periodo fueron implementadas acciones de desarrollo de la asignatura, tal como su inclusión en el Programa Nacional del Libro Didáctico. Así que esta monografía analiza los documentos oficiales relacionados a la enseñanza (PCNEM, PCN’s, OCEM, PNLD, etc.) también el volumen 1 del libro Cercanía Joven 1, aprobado por el PNLD 2015 e 2018. A través de una pesquisa bibliográfica de este libro adoptado actualmente en la red de enseñanza estatal de Paraíba se procuró considerar la importancia de los elementos externos a la lengua, el papel histórico y las relaciones sociales. Este trabajo tuvo como objetivo reflexionar sobre la importancia de la variación lingüística en la enseñanza del español en el ámbito de la Educación Básica. Como objetivo específico, se propone la verificación de la presencia/ausencia de la variación lingüística en el libro Cercanía Joven 1 bajo las Orientaciones Curriculares de la Enseñanza Media (OCEM). Entonces se hizo necesario establecer un análisis del libro (Cercanía Joven 1). Se concluye que la lingüística permite al profesor interferir positivamente en la reflexión del estudiante, buscando la incorporación de la comprensión de las variaciones lingüísticas, así se espera del alumno una postura de reflexión delante de la pluralidad sociocultural y concienciación sobre la evaluación social de las variedades.
Palavras-chave: Variação Linguística Regional
Ensino de Espanhol
Livro Didático
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14402
Data do documento: 7-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCG07052019.pdf755,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.