Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, Amanda Jeniffer Sena-
dc.date.accessioned2019-05-24T14:06:10Z-
dc.date.available2019-05-24T14:06:10Z-
dc.date.issued2019-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14418-
dc.description.abstractDe acordo com o dicionário de Oxford da gramatica inglesa a palavra “Bilingual”, no inglês (bilingue, em português) é um adjetivo que significa, “ser capaz de falar duas línguas fluentemente” (pag. 49), esta é uma definição bem simples de bilinguismo. Além desse conceito existem muitos outros, autores como Baker (2001), Bloomfield (1983), e Dielbold (1961) tem suas próprias definições de Bilinguismo, mas cada uma com suas particularidades. Para muitos o bilinguismo é uma mera habilidade linguística, que ajuda os falantes a terem a oportunidade de falar mais de uma língua, porem pra engrandecer essa visão o propósito desse te trabalho é mostra que o bilinguismo pode afetar positivamente as pessoas que possuem essas habilidades, ajudando-as em aspectos sociais e cognitivos. Com uma parte teórica baseada nos Trabalhos de Baker(2001) e Garcia (2009) ,O trabalho tem o objetivo de investigar os benefícios que os bilíngues adquirem enquanto inseridos em um ambiente bilíngue, a principal hipótese é que, por causa desse ambiente, as pessoas têm mais vantagens em áreas como liderança, habilidades lógico- matemáticas e habilidades socias, não que as pessoas bilingues sejam mais inteligentes que as outras, mas sim porque são mais predispostas a adiquidir conhecimento. Para entender melhor esta teoria uma pesquisa foi feita com os pais de uma escola bilingue de Joao Pessoa, pois seus filhos estavam inseridos em um contexto bilingue, os pais responderam perguntas de acordo com a sua própria percepção de seus filhos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-24T14:06:10Z No. of bitstreams: 1 AJSM08052019.pdf: 630617 bytes, checksum: 7987c565770d981bb7d7d1022340c9ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T14:06:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AJSM08052019.pdf: 630617 bytes, checksum: 7987c565770d981bb7d7d1022340c9ab (MD5) Previous issue date: 2019-05-08en
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectAdvantagept_BR
dc.subjectCognitive Skillspt_BR
dc.subjectSocial Skills and Contextpt_BR
dc.titleThe benefits of a bilingual brain: A study from the perspective of bilinguals.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Espindola, Elaine-
dc.description.resumoAccording to the Oxford dictionary of English grammar the word "Bilingual" is an adjective that means "to be able to speak two languages fluently" (pg. 49). This is a simple definition. However, there are many definitions to this subject, Baker (2001), Bloomfield (1983), and Dielbold (1961), for example have their own definitions of Bilingualism, but each one with its particularities. For many, bilingualism is a mere linguistic ability, which helps speakers to have the opportunity to speak more than one language. To enhance this vision, the purpose of this work is to show that bilingualism can positively affect people who have these skills, helping them in social and cognitive aspects. With a theoretical framework based on the works of Baker (2001) and Garcia (2009), the present study investigates the benefits that bilinguals acquire while inserted in a bilingual environment, the main hypothesis is that because of this environment, people have more advantages in areas such as leadership, logical-mathematical skills and social skills, not that bilingual people are smarter than the others, but because of that ability they are more predisposed to acquire knowledge. To better understand this phenomenon a research was carried out with the parents of a bilingual school in Joao Pessoa, as their children are inserted in a bilingual context, the parents answered questions according to their own perception of their children.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJSM08052019.pdf615,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.