Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALEXANDRE, Clara de Carvalho-
dc.date.accessioned2019-05-24T14:12:07Z-
dc.date.available2019-05-24T14:12:07Z-
dc.date.issued2019-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14419-
dc.description.abstractIt is true that bilingual education has grown over the years and caught the attention of many researchers in the world. However, this area of study is little explored in Brazil, including in researches and undergraduate courses. The study of how bilingual education is understood in Brazil and how bilingual education is taught is an angle that needs to be explored. Knowing that bilingual education goes beyond adding a language, Baker (2001) states that having mastery of two languages cannot be summed up to one language plus another language equals two languages. Garcia (2009) states that bilingual education prepares the student to become a citizen of the world and thus function in different cultures. For this, she proposes ideologies - monoglossic and hetoroglossic - and models and types of bilingual education within each ideology. This research sought to understand important aspects of bilingual education for children through an experience report, by the researcher herself, comparing two kindergarten schools in João Pessoa. For this, bilingual education concepts and types were explored through a bibliographical review and two bilingual programs, in João Pessoa, were described through an experience report. The present research is characterized by a qualitative, ethnographic and autobiographical approach focused on the investigation of social practices on bilingual education and on the process of formation and critical reflection of the researcher-author. Differences were found between schools that pointed out more about the complexity of bilingual education and that its singularities need to be known by the whole school communitypt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-24T14:12:07Z No. of bitstreams: 1 CCA09052019.pdf: 791259 bytes, checksum: 8e5fd444292b0e37478f8cb3503530b3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T14:12:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CCA09052019.pdf: 791259 bytes, checksum: 8e5fd444292b0e37478f8cb3503530b3 (MD5) Previous issue date: 2019-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação Bilínguept_BR
dc.subjectbilinguismopt_BR
dc.subjecttipos de educação bilínguept_BR
dc.subjectrelato de experiênciapt_BR
dc.titleVamos ou não celebrar o Halloween?: Um relato de experiência sobre educação bilíngue em João Pessoa.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Anderson Alves de-
dc.description.resumoÉ certo que a educação bilíngue tem crescido durante os anos e chamado a atenção de muitos pesquisadores no mundo. Contudo, essa área de estudo é pouco explorada no Brasil, inclusive nas pesquisas e nos cursos de graduação. O estudo sobre o que se entende e como se dá a educação bilíngue no Brasil é um angulo que precisa ser explorado. Sabendo que a educação bilíngue vai além da adição de um idioma, Baker (2001) aponta que ter o domínio de duas línguas não pode ser resumido à soma de uma língua mais outra língua é igual a duas línguas. Garcia (2009) afirma que o ensino bilíngue é a preparação do aluno para tornar-se um cidadão do mundo e, assim, funcionar em diversas culturas. Para isso, ela propõe ideologias – monoglóssica e hetoroglóssica – e modelos e tipos de educação bilíngue dentro de cada ideologia. Este trabalho buscou compreender aspectos importantes da área de educação bilíngue infantil por meio de um relato de experiência, de autoria da própria pesquisadora, comparando duas escolas de ensino infantil em João Pessoa. Para isso, foram explorados conceitos e tipos de educação bilíngue através de uma revisão bibliográfica e foram descritos dois programas bilíngues em João Pessoa através de um relato de experiência. A presente pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, etnográfica e autobiográfica voltada para a investigação das práticas sociais sobre educação bilíngue e para o próprio processo de formação e reflexão crítica da pesquisadora-autora. Percebeu-se diferenças entre as escolas que apontaram ainda mais sobre a complexidade da educação bilíngue e que as particularidades deste campo de estudo precisa ser conhecido por todas da comunidade escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCA09052019.pdf772,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.