Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNETO, Vicente Rodrigues da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-24T15:05:29Z-
dc.date.available2019-05-24T15:05:29Z-
dc.date.issued2019-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14429-
dc.description.abstractIt is difficult to imagine of all spheres of our lives any of them that is not covered by emotions. Emotions are everywhere, whether at work, at school, at home or in our daily habits. Thereby, they are also present in teacher-student relationship, in foreign language classroom and in the deeds of the Teaching Initiation Program (PIBID). Based on the theoretical contributions on emotion and motivation explained by Williams et. al. (2015), this paper presents how emotions are an influent part of foreign language learning process and how emotion and motivation are interconnected within the act of learning. As a member of UFPB's PIBID Letras-Inglês subproject for almost two years and given the imminent interruption of the Program, this research had the aim of evaluating the impact of the subproject's actions regarding the emotion and motivation in Elementary Level II of Chico Xavier Municipal School. In order to reach this aim, a multimodal questionnaire was elaborated and applied as a data collection instrument, through which it was aimed to identify the emotions and motivations of the students regarding the English language learning after PIBID. The qualitative and quantitative results show that, in light of the subproject's accomplishments at school, positive emotions such as joy and fun preponderate, whereas negative emotions such as anxiety and frustration do not. Having this in mind, this research also aimed to highlight the importance of fostering positive emotions in the learning process, and, based on Barcelos (2015), bring to light the studies on emotional literacy, highlighting its relevance and possible contributions to the inside and outside of classroom context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-24T15:05:29Z No. of bitstreams: 1 VRSN08052019.pdf: 574580 bytes, checksum: 90e35d61fc9f080f8d87b32842ccddbf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T15:05:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VRSN08052019.pdf: 574580 bytes, checksum: 90e35d61fc9f080f8d87b32842ccddbf (MD5) Previous issue date: 2019-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectLetramento Emocionalpt_BR
dc.titleEmoções em Evidência na Prática do PIBID Letras-Inglês da UFPB: Em busca do Letramento Emocional.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dourado, Maura Regina da Silva-
dc.description.resumoDe todas as esferas de nossas vidas é difícil imaginar alguma que não seja tocada pelas emoções. Elas estão por toda parte, seja no trabalho, na escola, em casa ou nos nossos hábitos diários. Logo, não poderiam deixar de estar presentes também na relação professor-aluno, na sala de aula de língua estrangeira (LE) e nas ações do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Com isso, tomando por base o aporte teórico sobre emoção e motivação, sintetizados por Williams et. al. (2015), este trabalho apresenta como emoções se mostram parte influente no processo de aprendizagem de língua estrangeira e como emoção e motivação se revelam interconectadas com o exercício do aprender. Como bolsista do subprojeto Letras-Inglês da UFPB por quase dois anos e diante o iminente cancelamento do Programa, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar o impacto das ações do subprojeto quanto à emoção e motivação no Ensino Fundamental II da Escola Municipal Chico Xavier. Para atingir tal objetivo, foi elaborado e aplicado um questionário multimodal como instrumento de coleta de dados, através do qual buscou-se identificar emoções e motivações dos alunos referentes ao aprendizado de Língua Inglesa depois do PIBID. Os resultados qualitativos e quantitativos revelam que, perante às ações do subprojeto na escola, emoções positivas, como alegria e diversão, preponderam em relação a emoções negativas, como ansiedade e frustração. Diante disto, nesta pesquisa buscou-se também evidenciar a importância de se fomentar emoções positivas no processo de aprendizagem, e, tendo como base Barcelos (2015), trazer à luz os estudos sobre letramento emocional, apontando sua relevância e possíveis contribuições para o contexto dentro e fora de sala de aulapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VRSN08052019.pdf561,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.