Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Antunes Leite Pinto de-
dc.date.accessioned2019-05-24T15:44:58Z-
dc.date.available2019-05-24-
dc.date.available2019-05-24T15:44:58Z-
dc.date.issued2014-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14431-
dc.description.abstractThis paper presents a didactic proposal related to the construction of an object and activitie aimed at contributing in the process of teaching and learning the discipline of differential and integral calculus using Geogebra software. We aim to present a proposal for the use of a Learning Object, built with Geogebra software, for the teaching of the concept of derivative. From a literature review on the ground of theory in Moran (2000), Rao (2003), Valente (1993, 1999, 2002), working from the perspective of mathematics education facing higher education, produce activities to be developed by teachers with Calculation of students, referring to the notions involved in the concept of derivative. During the preparation of this proposal, it was found that the chosen resort features numerous tools that enable and facilitate exploring a more dynamic form geometric and algebraic aspects involved in the issue being addressed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-24T15:44:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALPM24052019.pdf: 1783574 bytes, checksum: c30a67c4b788918f25356b1689821922 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T15:44:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALPM24052019.pdf: 1783574 bytes, checksum: c30a67c4b788918f25356b1689821922 (MD5) Previous issue date: 2014-09-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleUma proposta didática para o ensino do conceito de derivada utilizando o GeoGebrapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Filho, José Elias dos-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta didática, relacionado à construção de um objeto e atividade, que visa contribuir no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de cálculo diferencial e integral utilizando o software Geogebra. Temos por objetivo apresentar uma proposta de utilização de um Objeto de Aprendizagem, construído com o software Geogebra, para o ensino do conceito de derivada. A partir de uma revisão bibliográfica fundamentando-se teoricamente em Moran (2000), Rezende (2003), Valente (1993, 1999, 2002), trabalhamos na perspectiva da Educação Matemática voltada para o Ensino Superior, elaborando atividades para serem desenvolvidas por professores com alunos de Cálculo, referente às noções envolvidas no conceito de derivada. Durante a elaboração desta proposta, constatou-se que o recurso escolhido apresenta diversas ferramentas que possibilitam e facilitam explorar de uma forma mais dinâmica os aspectos geométricos e algébricos envolvidos no tema a ser abordado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALPM24052019.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons