Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Antonio José da-
dc.date.accessioned2019-05-24T16:35:35Z-
dc.date.available2014-05-19-
dc.date.available2019-05-24T16:35:35Z-
dc.date.issued2014-04-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14434-
dc.description.abstractOur research aims to analyze how the games are being used by teachers in the 6th or 9th grade of the Mamanguape - Paraíba and that impacts students feel the use (or useless) of the games in the classroom. For effectiveness of our work, we use them for an investigative research of qualitative nature of exploratory and classified as a case study. In order to show that our research has a direct influence on its genesis and its development, school and academic steps that the researcher had, We expose the Memorial of the author like how the Supervised experience offered by the Universidade Federal da Paraíba - Campus IV. Data survey questionnaires applied to students and teachers on the use of games in the classroom. We conclude that teachers recognize the potential that the game offer and that students feel comfortable with the dynamics of the game, but for some reason, teachers judge immature to handle the games students and students mention that there are many activities with the resource in question, for them. We also performed a theoretical discussion about games in the classroom, our major texts theorists were from Kamii and Housman (2002), Kishimoto (2005), among others. After our theoretical reasoning and analysis of questionnaires, we expose in order to contribute to the educational setting, a teaching sequence to a class of 8th grade, with the content of rational numbers, which are in line with what we stand for and theoretically we base for subsequent express our final considerations on perspectives for future research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-24T16:35:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AJS19052014.pdf: 1360433 bytes, checksum: 02e5785ff433abcbe7ead52896e39cfb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T16:35:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AJS19052014.pdf: 1360433 bytes, checksum: 02e5785ff433abcbe7ead52896e39cfb (MD5) Previous issue date: 2014-04-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectNúmeros racionaispt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teaching gamespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectRational numberspt_BR
dc.titleO uso de jogos pelos professores de uma escola de Mamanguape: sugestões didáticas para a prática e ensino dos números racionaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo analisar como foi utilizado o jogos pelos professores do 6º ao 9º ano de uma escola de Mamanguape – Paraíba e que impactos os alunos sentem do uso (ou da ausência) dos jogos na sala de aula. Para efetividade do trabalho, foi utilizado uma pesquisa investigativa de natureza qualitativa do tipo exploratória e classificada como estudo de caso. A fim de mostrar que a pesquisa tem influências direta, em sua gênese e em seu desenvolvimento, dos passos escolares e acadêmicos que o pesquisador teve, expomos o Memorial do autor e a experiência de Estágio Supervisionado ofertada pela Universidade Federal da Paraíba – Campus IV. Para levantamento de dados foi aplicado questionários aos alunos e professores sobre o uso de jogos em sala de aula. Foi concluído que os professores reconhecem o potencial que o jogo oferta e que os alunos sentem-se a vontade com a dinâmica do jogo, mas que por algum motivo, os professores julgam os alunos imaturos para lidar com os jogos e os alunos mencionam não haver muitas atividades com o recurso em questão, para eles. Também foi realizada uma discussão teórica sobre os jogos na sala de aula, os principais suportes teóricos foram Kamii e Housman (2002); Kishimoto (2005); entre outros. Após a fundamentação teórica e análise dos questionários, foi exposto, a fim de contribuir no cenário educativo, uma sequência didática para uma turma de 8º ano, com o conteúdo de números racionais, que estão em consonância com o que foi defendido e fundamentado teoricamente para, subsequentemente, expressar as considerações finais com perspectivas de pesquisas futuras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJS19052014.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons