Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Ronoaldo Silva-
dc.date.accessioned2019-05-24T17:17:22Z-
dc.date.available2014-05-19-
dc.date.available2019-05-24T17:17:22Z-
dc.date.issued2014-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14436-
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the conceptions of students from Year 7 before using the Sum of Integers Play the perspective of problem solving in mathematics classrooms can contribute to the teaching of Integer process. For this we adopted as the main theoretical Smole (2007), Rego and Rego (2004), Ribeiro (2009), Silva (2013), Lima (2011), Coelin (2010), among others, official documents and Brazil (1997 and 2001). The survey was conducted in November 2013 with 15 students in the 7th year of elementary school, the State School of Indigenous primary and secondary Pedro Poti Indian Village located on São Francisco Baia da Traição - PB. The research methodology that guided our work was characterized by a descriptive study of type action research. In relation to the main research instruments used in the survey form semi-structured questionnaire with open and closed questions applied to students of that school, as well as a diary. The analysis of achieved results found that the implementation of the roadmap of activity as the Sum of Integers Play the perspective of problem solving in the study Integer allowed the context to develop concepts, procedures and mathematics skills, giving meaning to the content studied. During the development of the activities students participated effectively in all stages of research, showing interested and challenged, improving attention, concentration, logical thinking and action planning. We also see that the use of the game Sum of Integers caused greater interaction among students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-24T17:17:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSC19052014.pdf: 1268099 bytes, checksum: 66f6076c6344332a064e1c79c626851d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T17:17:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSC19052014.pdf: 1268099 bytes, checksum: 66f6076c6344332a064e1c79c626851d (MD5) Previous issue date: 2014-04-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teaching gamespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleSoma de inteiros: proposta de atividade utilizando a problematização por meio do jogo matemáticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Borges-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar quais as concepções de estudantes de 7º ano diante da utilização do Jogo Soma de Inteiros na perspectiva de resolução de problemas nas aulas de Matemática pode contribuir no processo de ensino dos Números Inteiros. Para isso adotamos como principais teóricos Smole (2007), Rêgo e Rêgo (2004), Ribeiro (2009), Silva (2013), Lima (2011), Ceolin (2010), entre outros, e os documentos oficiais Brasil (1997 e 2001). A pesquisa foi realizada no mês de novembro de 2013, com 15 alunos da turma do 7º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Pedro Poti localizada na Aldeia Indígena São Francisco pertencente à Baia da Traição – PB. A metodologia da pesquisa que norteou o nosso trabalho foi caracterizada por um estudo descritivo e exploratório do tipo pesquisa ação. Em relação aos principais instrumentos de investigação utilizados na pesquisa formam questionários semiestruturado contendo questões fechadas e abertas aplicadas aos estudantes da referida escola, como também um diário de campo. A análise dos resultados alcançados constatou que a aplicação do roteiro de atividade como o Jogo Soma de Inteiros na perspectiva de resolução de problemas no estudo de Números Inteiros possibilitaram o contexto para desenvolver conceitos, procedimentos e habilidades Matemáticas, dando significado aos conteúdos estudados. Durante o desenvolvimento das atividades os alunos participaram efetivamente de todos os momentos da pesquisa, se mostrando interessados e desafiados, melhorando sua atenção, concentração, o raciocínio lógico e planejamento de ação. Percebemos também que a utilização do jogo Soma de Inteiros provocou uma interação maior nos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSC19052014.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons