Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira Filho, Antônio Carlos-
dc.date.accessioned2019-05-24T17:34:48Z-
dc.date.available2014-09-16-
dc.date.available2019-05-24T17:34:48Z-
dc.date.issued2014-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14437-
dc.description.abstractThis study course completion (CBT) aims to analyze the game Kenken contributions to student learning from the 6th year, referring to the four basic operations in a public school in the municipality of Guarabira/PB. This research is classified as the goals as an exploratory research and how the data collection o faction-research type. Initially, we did a diagnostic study on the students' knowledge in relation to kenken game that articulates the four basic operations of mathematics with some students from each classof6th grade B, C and D. Then was presented and applied to the game. The results obtained in this work showed that students who have some familiarity with the basic operations and enjoy games involving numbers, the game enhances learning in mathematics, but if you do not know the basic operations, hinders there solution of the game. In this context we can see the game as a motivator for teaching and learning in mathematics element. To support our work, we use as theoretical framework some well-known authors such as: Marilia Toledo, Jean Piaget, among others JuliaBorin. Finally, we understand that the knowledge built using the game are more indicative for a more significant learning of the four basic operations, but care to be using teaching methodologies that encourage the construction of mathematical knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-24T17:34:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACVF16092014.pdf: 2432888 bytes, checksum: 0d22c47b3d190e3c8fd4f5ce9a043a46 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T17:34:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACVF16092014.pdf: 2432888 bytes, checksum: 0d22c47b3d190e3c8fd4f5ce9a043a46 (MD5) Previous issue date: 2014-09-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teaching gamespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleO jogo Kenken como instrumento potencializador da aprendizagem das quatro operações matemáticas com estudantes do 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Agnes Liliane Lima Soares de-
dc.contributor.advisor-co1Assis, Cibelle de Fátima Castro de-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo principal analisar contribuições do jogo Kenken para a aprendizagem dos alunos do 6º ano, referente às quatro operações básicas em uma escola pública do município de Guarabira/PB. Esta pesquisa é classificada quanto aos objetivos como uma pesquisa exploratória e quanto ao levantamento de dados do tipo pesquisa-ação. Inicialmente, fizemos um estudo diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos em relação ao jogo Kenken que articula as quatro operações básicas da Matemática com alguns alunos de cada turma dos 6º anos B, C e D. Em seguida, foi apresentado e aplicado o jogo. Os resultados obtidos neste trabalho nos mostraram que os alunos que tem certa familiaridade com as operações básicas e gostam de jogos envolvendo números, o jogo potencializa o aprendizado em Matemática, mas se não souber as operações básicas, dificulta na resolução do jogo. Neste contexto podemos perceber o jogo como elemento motivador para o Ensino-aprendizagem na Matemática.Para fundamentar nosso trabalho, utilizamos como referencial teórico alguns autores conhecidos, tais como: Marília Toledo, Jean Piaget, Júlia Borin entre outros. Por fim, entendemos que, os conhecimentos construídos com a utilização do jogo são mais um indicativo para um aprendizado mais significativo das quatro operações básicas, se nos preocuparmos em utilizar metodologias de ensino que incentive a construção do conhecimento matemático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACVF16092014.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons