Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Sueily Severino-
dc.date.accessioned2019-05-24T19:37:49Z-
dc.date.available2014-09-12-
dc.date.available2019-05-24T19:37:49Z-
dc.date.issued2014-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14443-
dc.description.abstractThis work aims to investigate teachers' conceptions of mathematics in 9th grade of elementary school of public schools in the Mamanguape city, Paraíba about using the calculator in the classroom. As there search objectives, this is characterized as exploratory. With respect to data collection, this research is characterized as a case study, which used a semi-structured questionnaire. The questionnaire consisted of questions related to teacher education, professional profile, data on teacher practice and three activities using the calculator as a supportive feature. Participeted of this reserach five teachers working in classrooms in 9th grade three states chools. The results obtained in this work shows that the majority of teachers participating in there search makes use of the calculator in their classes, being used only to expedit enumerical calculations. As opposed to the use of the calculator argument, a teacher mistakenly says that the calculator does not contribute to learning and not for academic achievement. We suggest finally activities that bring the application of mathematical concepts through the use of the calculator where might recognize satisfactorily in all proposals and facilitate solution development calculator allows students to think, strategize and apply their mathematical knowledge to get the solution thus making the study of mathematics more participatory and interconnected reality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-24T19:37:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSF12092014.pdf: 2863000 bytes, checksum: 4bc25bd40a645b09071ba880212efcdd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T19:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSF12092014.pdf: 2863000 bytes, checksum: 4bc25bd40a645b09071ba880212efcdd (MD5) Previous issue date: 2014-09-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectCalculadorapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics (Elementary)pt_BR
dc.subjectCalculatorpt_BR
dc.titleUma investigação das concepções e práticas dos professores de matemática sobre o uso da calculadora no 9º ano do ensino fundamental nas escolas estaduais de Mamanguape - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cibelle de Fátima Castro de-
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de investigar as concepções dos professores de matemática do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais do município de Mamanguape, Paraíba sobre o uso da calculadora em sala de aula. Quanto aos objetivos da pesquisa, esta se caracteriza por ser de caráter exploratório. Com relação ao levantamento de dados, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, cujo instrumento foi um questionário semiestruturado. O questionário foi constituído por questões relacionadas à formação do professor, o perfil profissional, dados sobre a prática docente e três atividades que utilizam a calculadora como recurso auxiliador. Foram sujeitos da pesquisa 5 professores que atuam nas turmas do 9º ano de três escolas estaduais. Os resultados obtidos neste trabalho nos mostra que a maioria dos professores participantes da pesquisa faz uso da calculadora em suas aulas, sendo utilizada apenas para agilizar e facilitar cálculos numéricos. Como argumento contrário ao uso da calculadora, um professor de maneira equivocada, afirma que a calculadora não contribui para a aprendizagem e nem para o rendimento escolar. Sugerimos por fim, atividades que trazem a aplicação de conceitos matemáticos através do uso da calculadora onde puderam reconhecer, satisfatoriamente, em todas as propostas que além de facilitar o desenvolvimento da solução à calculadora possibilite aos alunos pensar, criar estratégias e aplicar seus conhecimentos matemáticos para se chegar à solução tornando desta forma o estudo da matemática mais participativo e interligado a realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSF12092014.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons