Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14448
metadata.dc.type: TCC
Title: Subjetividades em tempos literários e midiáticos: permanência e subversão em "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado.
metadata.dc.creator: SILVA, Andrielly Correia Sinézio da
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Hermano de França
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, objetivamos analisar e discutir a importância da literatura infantil e juvenil na construção de identidade étnico-racial da criança negra, no contexto do Ensino Fundamental II, etapa crucial para o desenvolvimento da criança. Nessa perspectiva, analisaremos a obra Menina bonita do laço de fita (1986), de Ana Maria Machado (1941) para compreender a construção identitária e os estereótipos que recobrem certos personagens da literatura infantil, bem como na mídia. Trazemos também para a discussão parte de nosso projeto de Estágio Supervisionado. Metodologicamente, empregamos a pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo para a revisão bibliográfica. Como base teórica, recorremos a Debus (2013), Abramovich (1991), Candido (1995) e Coelho (2005). Como resultado, tivemos o objetivo de comprovar que o estudo de literatura afro-brasileira é de grande importância para a vida estudantil das crianças de 6° ano fundamental.
Abstract: In this work, we aim to analyze and discuss the importance of children's and youth literature in the construction of ethnic-racial identity of the black child, in the context of Elementary Education II, crucial stage for the child's development. From this perspective, we will analyze Ana Maria Machado's (1941) play Menina bonita do laço de fita (1986) to understand the identity construction and stereotypes that cover certain characters in children's literature, as well as in the media. We also bring to the discussion part of our Supervised Internship project. Methodologically, we used descriptive-interpretive qualitative research for the bibliographic review. As a theoretical basis, we used Debus (2013), Abramovich (1991), Candido (1995) and Coelho (2005). As a result, we aimed to prove that the study of Afro-Brazilian literature is of great importance for the student life of the children of the 6th fundamental year.
Keywords: Menina bonita do laço de fita
Literatura afro-brasileira
construção identitária
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14448
Issue Date: 7-May-2019
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACSS07052019.pdf606,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.