Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14448| Tipo: | TCC |
| Título: | Subjetividades em tempos literários e midiáticos: permanência e subversão em "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado. |
| Autor(es): | SILVA, Andrielly Correia Sinézio da |
| Primeiro Orientador: | Rodrigues, Hermano de França |
| Resumo: | Neste trabalho, objetivamos analisar e discutir a importância da literatura infantil e juvenil na construção de identidade étnico-racial da criança negra, no contexto do Ensino Fundamental II, etapa crucial para o desenvolvimento da criança. Nessa perspectiva, analisaremos a obra Menina bonita do laço de fita (1986), de Ana Maria Machado (1941) para compreender a construção identitária e os estereótipos que recobrem certos personagens da literatura infantil, bem como na mídia. Trazemos também para a discussão parte de nosso projeto de Estágio Supervisionado. Metodologicamente, empregamos a pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo para a revisão bibliográfica. Como base teórica, recorremos a Debus (2013), Abramovich (1991), Candido (1995) e Coelho (2005). Como resultado, tivemos o objetivo de comprovar que o estudo de literatura afro-brasileira é de grande importância para a vida estudantil das crianças de 6° ano fundamental. |
| Abstract: | In this work, we aim to analyze and discuss the importance of children's and youth literature in the construction of ethnic-racial identity of the black child, in the context of Elementary Education II, crucial stage for the child's development. From this perspective, we will analyze Ana Maria Machado's (1941) play Menina bonita do laço de fita (1986) to understand the identity construction and stereotypes that cover certain characters in children's literature, as well as in the media. We also bring to the discussion part of our Supervised Internship project. Methodologically, we used descriptive-interpretive qualitative research for the bibliographic review. As a theoretical basis, we used Debus (2013), Abramovich (1991), Candido (1995) and Coelho (2005). As a result, we aimed to prove that the study of Afro-Brazilian literature is of great importance for the student life of the children of the 6th fundamental year. |
| Palavras-chave: | Menina bonita do laço de fita Literatura afro-brasileira construção identitária |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14448 |
| Data do documento: | 7-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACSS07052019.pdf | 606,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
