Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14450| Tipo: | TCC |
| Título: | Monotongação: um fenômeno fonético-fonológico na variável. |
| Autor(es): | SILVA, Alan Reis da |
| Primeiro Orientador: | Pedrosa, Juliene |
| Resumo: | Este trabalho tem por objetivo principal propor atividades acerca do fenômeno fonético-fonológico da monotongação, que possam auxiliar aos docentes e discentes na escrita dos ditongos que podem monotongar. O processo fonético da monotongação, por natureza, ocorre através da transformação do encontro de uma vogal, seguida de uma semivogal ou glide (ditongo decrescente) na mesma sílaba, em vogal simples. Diante disso, o trabalho trará atividades voltadas a direcionar os docentes e discentes em torno do fenômeno da monotongação na escrita do português brasileiro, possibilitando reflexões em torno das diversas situações de uso de variantes linguísticas aplicadas no uso da língua no cotidiano. Para tanto, a pesquisa parte de breves reflexões dos estudos da Sociolinguística Variacionista, tendo como ponto central a figura eminente desse tema, o estudioso Labov. Em seguida, traçaremos um olhar sobre o fenômeno da monotongação, a partir dos trabalhos de Câmara Jr (2004); Hora (2009); Coelho (2010) e Machado (2012), e por fim, de acordo com a teoria apresentada, efetivaremos uma série de atividades, visando uma compreensão didática e metodológica do tema. O rol das atividades propostas para ratificar o fenômeno da monotongação na escrita e ficaram disponíveis como fonte de pesquisa e referências, para serem utilizadas em outra eventual pesquisa. |
| Abstract: | This work has as main objective to propose activities about the phonological-phonological phenomenon of monotongation, that can help the teachers and students in the writing of the diphthongs that can monotongar. The phonetic process of monotongation, by nature, occurs by transforming the encounter of a vowel, followed by a semivowel or glide (decreasing diphthong) on the same syllable, in a simple vowel. Thus, the work will bring activities aimed at directing teachers and students around the phenomenon of monotongation in the writing of Brazilian Portuguese, allowing reflections around the various situations of use of language variants applied in the use of language in daily life. For this, the research starts from brief reflections of the studies of Variationist Sociolinguistics, having as central point the eminent figure of this subject, the student Labov. Then, we will take a look at the phenomenon of monotongation, from the works of Câmara Jr (2004); Time (2009); Coelho (2010) and Machado (2012), and finally, according to the presented theory, we will carry out a series of activities, aiming at a didactic and methodological understanding of the theme. The role of the activities proposed to ratify the phenomenon of monotongation in writing and became available as a source of research and references, to be used in another possible research. |
| Palavras-chave: | Sociolinguística Variacionista variação linguística Monotongação |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14450 |
| Data do documento: | 8-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARS08052019.pdf | 496,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
