Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14451
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Ângela Tereza Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T23:24:26Z | - |
dc.date.available | 2013-05-14 | - |
dc.date.available | 2019-05-27T23:24:26Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14451 | - |
dc.description.abstract | The textbook plays a fundamental role with regard to the teaching and learning process, being often the unique support, mainly in public schools, that the teachers can resort to prepare their classes. Among the contents of mathematics worked in Basic Education it is possible to assert that the teaching of the rational numbers, especially in fraction form, is still quite deficient, being presented through calculation strategies, since the study of this content provides diverse everyday applications favoring the contextualization of Mathematics teaching. Thus, this research aims to analyze the methodological approaches about the concepts and meanings of fraction on the textbooks, in order to identify which contributions and implications of this methodological resource about this content to the teacher practice, if the same respond to official instructions and if the methodology used in this resource favors the motivation and the learning. Was selected for analysis three books adopted by 6th grade teachers from schools in the municipal education of the municipality of Itapororoca/Pb. At the end of the investigation, it was noticed that the three books presented fails on the questions analyzed, like bit-depth historical facts, demonstrations, suggestions of activities little contextualized, requiring conform them so that they can provide better learning of the content of fractions. Was also identified that perform a content analysis can instigate in the Mathematics teachers more critical thinking and investigative in relation to both in the selection process of didactic material as its pedagogical practice as a whole. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-27T23:24:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ATSS14052013.pdf: 3237955 bytes, checksum: 458d8608eb4f4a26059b0ccb710205fc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-27T23:24:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ATSS14052013.pdf: 3237955 bytes, checksum: 458d8608eb4f4a26059b0ccb710205fc (MD5) Previous issue date: 2013-03-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Números racionais | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Didatic books | pt_BR |
dc.subject | Rational numbers | pt_BR |
dc.title | Abordagem do conceito de fração: uma análise de livros didáticos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Cristiane Fernandes de | - |
dc.description.resumo | O livro didático desempenha um papel fundamental no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, sendo muitas vezes o único suporte, principalmente na rede pública de ensino, a que os professores podem recorrer para preparar suas aulas. Dentre os conteúdos de matemática trabalhados no Ensino Fundamental é possível afirmar que o ensino dos números racionais, sobretudo na forma de fração, ainda encontra-se bastante deficiente, sendo apresentado através de estratégias de cálculo, visto que o estudo deste conteúdo proporciona variadas aplicações cotidianas favorecendo a contextualização do ensino de Matemática. Sendo assim, esta pesquisa visou analisar as abordagens metodológicas sobre os conceitos e significados de fração nos livros didáticos, com o intuito de identificar quais são as contribuições e implicações desse recurso metodológico acerca deste conteúdo para a prática do professor, se os mesmos atendem às orientações oficiais e se a metodologia utilizada nesse recurso favorece a motivação e a aprendizagem. Para análise selecionou-se três livros adotados pelos professores do 6º ano das escolas da rede municipal de ensino do município de Itapororoca/PB. Ao fim da investigação, percebeu-se que os três livros apresentaram falhas quanto às questões analisadas, como fatos históricos pouco aprofundados, demonstrações, sugestões de atividades pouco contextualizadas, necessitando adequá-los para que assim possam proporcionar uma melhor aprendizagem de conteúdo matemático. Identificou-se também que realizar uma análise de livro didático pode instigar nos professores de Matemática um pensamento mais crítico e investigativo no que se refere tanto ao processo de seleção de material didático quanto à sua prática pedagógica como um todo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ATSS14052013.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons