Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Ângela Tereza Silva de-
dc.date.accessioned2019-05-27T23:24:26Z-
dc.date.available2013-05-14-
dc.date.available2019-05-27T23:24:26Z-
dc.date.issued2013-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14451-
dc.description.abstractThe textbook plays a fundamental role with regard to the teaching and learning process, being often the unique support, mainly in public schools, that the teachers can resort to prepare their classes. Among the contents of mathematics worked in Basic Education it is possible to assert that the teaching of the rational numbers, especially in fraction form, is still quite deficient, being presented through calculation strategies, since the study of this content provides diverse everyday applications favoring the contextualization of Mathematics teaching. Thus, this research aims to analyze the methodological approaches about the concepts and meanings of fraction on the textbooks, in order to identify which contributions and implications of this methodological resource about this content to the teacher practice, if the same respond to official instructions and if the methodology used in this resource favors the motivation and the learning. Was selected for analysis three books adopted by 6th grade teachers from schools in the municipal education of the municipality of Itapororoca/Pb. At the end of the investigation, it was noticed that the three books presented fails on the questions analyzed, like bit-depth historical facts, demonstrations, suggestions of activities little contextualized, requiring conform them so that they can provide better learning of the content of fractions. Was also identified that perform a content analysis can instigate in the Mathematics teachers more critical thinking and investigative in relation to both in the selection process of didactic material as its pedagogical practice as a whole.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-27T23:24:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ATSS14052013.pdf: 3237955 bytes, checksum: 458d8608eb4f4a26059b0ccb710205fc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-27T23:24:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ATSS14052013.pdf: 3237955 bytes, checksum: 458d8608eb4f4a26059b0ccb710205fc (MD5) Previous issue date: 2013-03-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectNúmeros racionaispt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDidatic bookspt_BR
dc.subjectRational numberspt_BR
dc.titleAbordagem do conceito de fração: uma análise de livros didáticospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cristiane Fernandes de-
dc.description.resumoO livro didático desempenha um papel fundamental no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, sendo muitas vezes o único suporte, principalmente na rede pública de ensino, a que os professores podem recorrer para preparar suas aulas. Dentre os conteúdos de matemática trabalhados no Ensino Fundamental é possível afirmar que o ensino dos números racionais, sobretudo na forma de fração, ainda encontra-se bastante deficiente, sendo apresentado através de estratégias de cálculo, visto que o estudo deste conteúdo proporciona variadas aplicações cotidianas favorecendo a contextualização do ensino de Matemática. Sendo assim, esta pesquisa visou analisar as abordagens metodológicas sobre os conceitos e significados de fração nos livros didáticos, com o intuito de identificar quais são as contribuições e implicações desse recurso metodológico acerca deste conteúdo para a prática do professor, se os mesmos atendem às orientações oficiais e se a metodologia utilizada nesse recurso favorece a motivação e a aprendizagem. Para análise selecionou-se três livros adotados pelos professores do 6º ano das escolas da rede municipal de ensino do município de Itapororoca/PB. Ao fim da investigação, percebeu-se que os três livros apresentaram falhas quanto às questões analisadas, como fatos históricos pouco aprofundados, demonstrações, sugestões de atividades pouco contextualizadas, necessitando adequá-los para que assim possam proporcionar uma melhor aprendizagem de conteúdo matemático. Identificou-se também que realizar uma análise de livro didático pode instigar nos professores de Matemática um pensamento mais crítico e investigativo no que se refere tanto ao processo de seleção de material didático quanto à sua prática pedagógica como um todo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATSS14052013.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons