Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14453| Tipo: | TCC |
| Título: | A aquisição da escrita de sinais por alunos ouvintes falantes de português. |
| Autor(es): | TAUMATURGO, Andreina Silva |
| Primeiro Orientador: | Alves, Edneia de Oliveira |
| Resumo: | O presente trabalho foi realizado através das experiências vivenciadas durante o projeto de extensão que ensina Libras para ouvintes. Dessa forma, buscamos apresentar, ao longo deste trabalho, relatar experiência de ensino de escrita de sinais em aulas de Libras como L2 para alunos ouvintes e o modo que a escrita de sinais e seu reconhecimento como representação escrita das línguas de sinais pode facilitar e auxiliar o aprendizado da Libras. Buscamos também apresentar a importância da escrita como forma de legitimação de uma língua, da mesma forma que apontamos a importância do reconhecimento e do uso da escrita de sinais como propiciadores de solidificação linguística, cultural e identitária. Para isso, foram utilizadas imagens expositivas da escrita de sinais que apresentavam a estrutura quirológica da escrita, seus usos e abrangência. Assim sendo, conseguimos identificar que os alunos desenvolveram aprendizagem da Libras na modalidade sinalizada e escrita e passaram a valorizar a escrita de sinais. Por fim, reconhecemos a importância deste trabalho como forma de fomentar o interesse para a escrita de sinais e, dessa forma, ser possível difundi-la através de possíveis estudos e pesquisas futuras. |
| Abstract: | This research paper is based on the experiences developed in an extension (outreach) project concentrated on teaching Libras (Brazilian sign language) to hearing individuals. In this sense, we sought to present throughout the body of this paper how important it is to acknowledge Signwriting (SW) as a written representation of sign languages all around how it can facilitate and assist the effective learning of Libras and to report writing teaching experience in Libras lessons as L2 for student listeners. We also aimed at presenting the importance of writing systems as a mean of validation to a determined language, as well as pointing out the importance of recognizing and using Signwriting as a way of promoting social, cultural and linguistic consolidation. To prove this, expository images of the Signwriting system were used, in which cheremic structure and its use appear in its written form. In this sense, this experience enabled us to perceive that students truly developed both their signing and writing abilities, as they started valuing SW. All in all, we acknowledge how important the role of this paper is, considering its power of fostering interest towards the SW and, in this sense, enable the dissemination of this writing system in studies that may arise in the future. |
| Palavras-chave: | Libras Segunda língua. Aquisição de escrita Escrita de sinais. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14453 |
| Data do documento: | 10-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AST10052019.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
