Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14460| Tipo: | TCC |
| Título: | Dialogismo em narrativas das comic books. |
| Autor(es): | MEDEIROS, Joyce Millene de |
| Primeiro Orientador: | Francelino, Pedro Farias |
| Resumo: | O presente estudo se propõe a analisar o dialogismo teorizado por Bakhtin e o Círculo, sob a perspectiva enunciativo-discursiva, no discurso das histórias em quadrinhos, tendo como corpus as comic books Guerra Civil e Deadpool, da Marvel Comics, e Liga da Justiça, da DC Comics. Objetivamos também demonstrar por que o entendimento do dialogismo promove o desenvolvimento da competência leitora do sujeito da enunciação, por meio de gêneros discursivos, tais como as histórias em quadrinhos/comic books. A pesquisa é de natureza bibliográfica, documental e interpretativa, fundamentando-se nas reflexões de Bakhtin sobre a noção de linguagem em perspectiva dialógica, bem como em conceitos relacionados à leitura a partir de autores como Koch e Elias (2011a) (2011b), Sales (2014) e Alves (2014). Faremos a análise destas comic books com base no fenômeno dialógico da linguagem, estabelecendo relações sociodiscursivas entre os discursos que permeiam às narrativas verbais e não-verbais, pontuando sobre as intenções discursivas do autor do texto, bem como o encontro dessas intenções com a perspectiva do leitor. Em nossa análise, percebemos que a construção das narrativas e dos personagens que nelas interagem dá-se de forma dialógica com outros discursos de outras esferas da atividade humana, que apresentam demarcações ideológicas resultantes das experiências discursivas dos sujeitos da interação, constitutivas de sua respectiva memória socio-discursiva. Por fim, constatamos que o dialogismo, imbricado em todo e qualquer discurso, é condição nece ssária para existência e concretização dos enunciados, assim como a compreensão deste fenômeno amplia consideravelmente a percepção crítica e interpretativa do sujeito sobre os sentidos atribuídos aos enunciados; estes, por sua vez, são constituídos em um jogo discursivo em que diversas vozes entram em embate, contribuindo, por conseguinte, para o desenvolvimento da competência leitora deste sujeito. |
| Abstract: | The purpose of this research study is to analyse the dialogical concept of language theorized by Bakhtin and the Circle from an enunciative-discursive perspective in the discourse of comics. Civil War and Deadpool from Marvel and Justice League from DC Comics are the comic books analysed in this paper. We seek to explore the manifestations of this phenomenon in order to demonstrate the discursive implications that it has on the enunciation. Our aim is also to demonstrate how the dialogism understanding encourages the development of the reading competence in the subject of enunciation as a way of presenting its significant contribution to the study of language through textual/discursive genres, including comic books. The research is of a bibliographic, documentary and interpretative nature, based on Bakhtin's reflections on the notion of language in dialogical perspective, as well as on concepts related to reading from authors such as Koch and Elias (2011a) (2011b), Sales (2014) and Alves (2014). We will analyze these comic books based on the dialogical phenomenon of language, establishing sociodiscursive relations between the speeches that permeate the verbal and nonverbal narratives, punctuating the discursive intentions of the author of the text, as well as the meeting of these intentions with the perspective of the reader. In our analysis, it was noted that the dialogic manifestation has an influence over the very own narrative construction and the characters’ interaction that feature ideological boundaries which are the results of the discursive experiences of the subjects of interaction, constitutive of their respective socio-discursive memory. Finally, we find that dialogism, imbricated in any and every discourse, is a necessary condition for the existence and performance of the enunciations. As well as, the understanding of this phenomenon considerably broadens the critical and interpretative perception of the subject on the meanings attributed to the enunciations and because it was attributed so, in a discursive play in which diverse voices fight, developing, therefore, the reading competence of this subject. |
| Palavras-chave: | Dialogismo Enunciado Gênero Discursivo História em Quadrinhos Comic books |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14460 |
| Data do documento: | 3-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JMM03052019.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
