Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14461| Tipo: | TCC |
| Título: | Fanfiction: Uma prática de letramento nos meios digitais. |
| Autor(es): | CARVALHO, Janaina Silva |
| Primeiro Orientador: | Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva |
| Resumo: | Em um mundo cada vez mais tecnológico que exige participação rápida e ativa dos sujeitos, principalmente, no que tange a conexão online, o gênero fanfiction tornou-se uma opção famosa de entretenimento e comunicação entre os fãs. Pois, oportuniza a “re” escrita de suas histórias favoritas a partir das infinitas possibilidades que a obra original oferece tendo a seu favor a rede mundial de internet. Por isso, tivemos como objetivo central entender as motivações levam fãs a lerem e escreverem fanfictions e o impacto dessas produções para vida desses indivíduos. Para tal, utilizamos como base teórica Soares (1999; 2002; 2010), Vargas (2005; 2015), Jenkis (2013), Candido (1989), Cosson (2011), entre outros autores. Como procedimento metodológico, desenvolvemos e aplicamos o total de 12 questionários a escritores/leitores ativos de dois sites oficiais de divulgação de fanfictions. A partir disso, fazemos uma análise das respostas para comprovar ou não se a escrita e as leituras de fanfictions podem ser inclusas como uma prática social significativa e positiva na vida dessas pessoas. |
| Abstract: | In an increasingly technological world that requires fast and active participation of the subjects, especially, with regard to online connection, the genre fanfiction has become a famous option of entertainment and communication between fans. Well, it opportunizes the "re" writing of his favorite stories from the infinite possibilities that the original work offers having in its favor the worldwide network of Internet. Therefore, we had as main objective to understand what motivations lead to the fans to read and write fanfictions and the impact of these productions for the life of these individuals. For this, we use as theoretical basis Soares (1999; 2010), Vargas (2005; 2015), Jenkis (2013), Candido (1989) and Cosson (2011) among other authors. As a methodological procedure, we developed and applied a total of 12 questionnaires to active writers / readers of two official fanfictions sites. From this we analyze the responses to whether or not the writing and reading of fanfictions can be included as a meaningful and positive social practice in the lives of these people. |
| Palavras-chave: | Letramento Fanfiction. Cibercultura. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14461 |
| Data do documento: | 9-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JSC09052019.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
