Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14462
metadata.dc.type: TCC
Title: Construindo leitores e escritores de poesia: uma proposta metodológica para o 6º ano do ensino fundamental II.
metadata.dc.creator: SILVA, Lucélia da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Alyere Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica desenvolvida com alunos do 6º ano que poderá contribuir para a construção de leitores e escritores de poesia. Sabemos que o ensino da literatura nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental ainda encontra-se com um espaço mínimo, mas através dos documentos oficiais como BRASIL (2017) e BRASIL (1997), compreendemos que pode haver uma maior atenção e espaço a esse gênero literário principalmente nos materiais didáticos. Logo, propomos primeiramente instigar os estudantes em sala de aula para a experiência com a poesia, isto é, para que a vivência dos alunos com esse gênero torne-se mais próximo deles, é imprescindível a motivação em sala de aula por parte dos professores para que o interesse dos estudantes seja aguçado de forma prazerosa. Destaca-se também que o ensino da poesia em alguns livros didáticos encontra-se ausente quando se trata da prática do aluno com esse texto poético, assim, para uma melhor compreensão de como esses materiais, inclusive, os conteúdos literários, estão inseridos nas escolas, utilizaremos Bunzen (2014), como também o PNLD (2007) e Rojo (2010). Dessa maneira, será feita uma explanação da formação do leitor literário e a vivência dos alunos com a leitura de poemas em sala de aula para que posteriormente seja analisado o processo de vivência com o texto literário no que se refere à prática com os textos poéticos apresentados, tanto na leitura quanto na produção. Assim, apresentamos uma sequencia didática básica utilizada a partir da abordagem feita por Cosson (2011), que promove através de quatro passos: motivação, leitura, introdução e interpretação, uma dinâmica continua de aprendizagem, ou seja, através de cinco aulas que chamaremos de etapas observamos o desenvolvimento dos estudantes considerando escrita e oralidade, como também criatividade, imaginação, reflexão, criticidade e subjetividade, quando os alunos estiverem em sala de aula tendo o contato com a poesia. Vale enfatizar que para reforçar a nossa base teórica consideramos as reflexões de Silva (2016), Rangel (2006), Souto e Melo (2011), Brandão e Martins (2003), Dalvi ( 2013 ), Pinheiro (2007), Gregorin Filho (2010), Pinheiro (2008), Paes (1996), Gebara (2001), Pinheiro (2000), Machado (2001), Borges e Goulart (2007), Silva (1991), Pinto e Melo (2016), Lenner (2002), Cosson (2006), Ramalho (2014), Nunes (2016), Solé (1998), Paz (2012), Simões e Santos (2006), Rezende (2018) e Possenti (2005). Por fim, foi promovida a criação de versões literárias que os estudantes desenvolveram seus próprios poemas a partir do que aprenderam, logo, verificamos de forma gradativa todo o caminho que levou os alunos leitores-escritores a adquirirem a autonomia literária. Após a apresentação da sequência, analisamos algumas das atividades a fim de observar se os objetivos da sequência foram alcançados pelos alunos, lançando um olhar sobre o nosso próprio fazer docente.
Abstract: This work aims to present a methodological proposal developed with students of the 6th grade who can contribute to the construction of readers and writers of poetry. We know that the teaching of literature in Portuguese language classes in elementary school is still minimal, but through official documents such as BRAZIL (2017) and BRAZIL (1997), we understand that there may be more attention and space to this literary genre mainly in didactic materials, so we propose first to instigate students in the classroom for the experience with poetry, that is, so that the experience of students with this genre becomes closer to them is essential to the motivation in the classroom. Teachers so that the interest of the students is pointed out pleasantly. It is also emphasized that the teaching of poetry in some textbooks is absent when it comes to the student's practice with this poetic text, thus, to a better understanding of how these materials, including literary contents, are inserted in schools we will use the Ceale Glossary (ISBN: 978-85-8007-079-8), as well as the PNDL (2007) and Rojo (2010). In this way, an explanation of the literary reader's formation and the students' experience will be made with the reading of poems in the classroom so that later on the process of living with the literary text will be analyzed as it relates to the practice with the poetic texts presented, both in reading and in production. Thus, we present a basic didactic sequence used from the approach made by Cosson (2011), which promotes through four steps: motivation, reading, introduction and interpretation, a continuous dynamics of learning, that is, through five classes that we will call We will observe the development of students considering writing and orality, as well as creativity, imagination, reflection, criticality and subjectivity, when they are in the classroom having contact with poetry. It is worth emphasizing that to reinforce our theoretical basis, we consider the reflections of Silva (2016), Rangel (2006), Souto and Melo (2011), Brandão and Martins (2003), Dalvi (2013), Pinheiro (2001), Pinheiro (2008), Paes (1996), Gebara (2001), Pinheiro (2000), Machado (2001), Borges e Goulart (2007), Silva (1991), Pinto e Melo (2016), Cosson (2006), Ramalho (2014), Nunes (2016), Solé (1998), Paz (2012), Simões and Santos (2006), Rezende (2018) and Possenti (2005). Finally, the creation of literary versions will be promoted, that is, the students will develop their own poems from what they have learned, and soon we will gradually verify all the way that led the reader-writer students to acquire the literary autonomy. After the presentation of the sequence, we will analyze some of the activities in order to observe if and how the objectives of the sequence were reached by the students, casting a glance on our own teaching work.
Keywords: Poesia na sala de aula
formação do leitor-escritor literário
prática literária
ensino fundamental II.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14462
Issue Date: 8-May-2019
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCS08052019.pdf1,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.