Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14463
Tipo: TCC
Título: Letramento na EJA: desafios e possibilidades no trabalho com a leitura.
Autor(es): VIDERES, Luciene Ferreira
Primeiro Orientador: Esvael, Eliana Vasconcelos da silva
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar o processo de letramento no trabalho com a leitura em sala de aula, bem como o papel do professor e interação com os alunos em uma experiência de leitura em turma de ensino da EJA(dos ciclos III e VI) e destacar os desafios e as possibilidades impostas à prática de leitura. A metodologia adotada, de vertente intervencionista e bibliográfica, possibilitou desenvolver o trabalho com a leitura no contexto da educação de jovens e adultos, promovendo aproximação de gêneros textuais diversos (contos, crônicas, jornal, grafites e documentos em legislação). Os principais teóricos amparados a pesquisa bibliográfica são: Tfouni (2013),Street(1984),Kleiman(2008),Soares (2004), Solé (1998), Marcuschi(2005),Freire (1987), Paiva (2009), Arroyo (2009), De Pierro (2005),Besiegel ( 1974 ), dentre outros que empiricamente contribuíram nos estudos referentes ao letramento e contextos relativos a EJA com definições, diferenças, contexto histórico para embasar a pesquisa e conclusão. Foi possível verificar a partir da leituras de textos que apresentam uma perspectiva crítica com relação a temática apresentada ”Lei Maria da Penha ”,o que a leitura intencionou/ acrescentou ao grau de letramento dos alunos, interação com texto, contexto e compreensão, bem como verificou-se que a leitura em sala de aula torna-se possível se amparada a mediação do professor, aliada a temáticas voltadas à cultura dos alunos e vivência, alicerçada em textos que possibilitem um letramento evolutivo no campo escolar de forma motivadora, socializadora, inclusiva, crítica. Bem como permitiu constatar fatores sociais relevantes a realidade dos alunos, que interferem negativamente e diretamente na escolarização.
Abstract: This research aims to verified the process of literacy in the work with reading in the classroom, as well as the role of the teacher and interaction with the students in a reading experience in the EJA teaching group (from III and VI cycles) and highlight the challenges and possibilities imposed on reading practice. The methodology adopted, from a interventionist and bibliographical perspective, made it possible to develop work with reading in the context of the education of young people and adults, promoting the approximation of several textual genres (short stories, graphics, newspapers, graffiti documents in legislation). The main theorics supported by the bibliographic research are: Tfouni (2013), Street (1984), Kleiman (2008), Soares (2004), Solé (1998), Marcuschi (2005) Freire (1987), Paiva (2009), Arroyo (2009), De Pierro (2005), Besiegel (1974), and others who empirically contributed in the studies related to literacy, and context EJA, with definitions, differences, context to support the research and conclusion. It was also possible to verify from the readings of texts that present a critical perspective regarding the thematic presented “Maria da Penha law”, what the reading intended/added to the degree of literacy of the students, interaction with text, context and comprehension. As well as verified that reading in the classroom becomes possible and lived, based on texts that make possible an evolutionary literacy in the school field in a motivating, socializing way, inclusive and critical. As well as allowed to verified relevant social factors the students' reality, that interfere negatively and directly in schooling.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
letramento
leitura
prática de leitura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14463
Data do documento: 3-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFV03052019.pdf673,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.