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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14464
Tipo: TCC
Título: O professor e o Livro Didático no processo de leitura e letramento do aluno.
Autor(es): MELO, Mayara Fonseca de
Primeiro Orientador: Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva
Resumo: Este trabalho analisa alguns aspectos do Livro Didático - Português Linguagens – 7º ano (CEREJA, VIANA, 2018), para investigar como o uso do LD pode ser um facilitador nas práticas de um ensino letrado, tendo como subsidio teórico os estudos do letramento propostos por: Soares (2010) e Kleiman (1995), considerando o quanto essa pratica é importante para o processo de aprendizagem do indivíduo, já que é uma estratégia que visa o aprendizado da leitura e da escrita; não apenas saber ler ou escrever, mas sim, utilizar essas práticas inseridas no âmbito social. E a partir da definição e uso do termo letramento, a proposta é inseri-lo cada vez mais na sala de aula como prática no aprendizado das estratégias de leitura, tendo em vista que as escolas acabam por distanciar o meio em que o aluno vive das práticas pedagógicas, tornando o ensino limitado numa prática social e interacionista. O professor deve observar que ele é o responsável por mediar o acesso ao conhecimento para os alunos, usando de meios contextualizados, agregando ferramentas para isso - como o livro didático, utilizando-o como auxílio para dinamismo das aulas e não como caráter exclusivo de suporte para a prática de ensino na sala de aula. Em relação à metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre como o uso do livro didático pode auxiliar o professor nas práticas de letramento em sala de aula. Com isso, mostra que para o professor utilizar estratégias do letramento em sala, ele poderá utilizar o livro como ferramenta, mas não como um método exclusivo; assim favorecendo o processo de aprendizagem na escola.
Abstract: This work analyzes some aspects of the Didactic Book - Portuguese Language - 7th year (CEREJA, VIANA, 2018), to investigate how the use of LD can be a facilitator in the practices of a literate teaching, having as theoretical subsidy the studies of the literacy proposed by: Soares (2010) and Kleiman (1995), considering how important this practice is for the learning process of the individual, since it is a strategy that aims to learn reading and writing; not only know how to read or write, but rather, to use these practices inserted in the social scope. And from the definition and use of the term literacy, the proposal is to insert it more and more in the classroom as a practice in learning reading strategies, given that schools end up distancing the environment in which the student lives pedagogical practices, making teaching limited in a social and interactionist practice. The teacher should note that he / she is responsible for mediating access to knowledge for the students, using contextualized means, adding tools for this - like the textbook, using it as an aid to class dynamism and not as an exclusive support character to practice teaching in the classroom. Regarding the methodology, a bibliographical research wascarried out on how the use of the textbook can help the teacher in the practices of literacy in the classroom. With this, it shows that for the teacher to use literacy strategies in the classroom, he can use the book as a tool, but not as an exclusive method; thus favoring the learning process in the school.
Palavras-chave: Letramento
Leitura
Professor
Livro Didático
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14464
Data do documento: 6-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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