Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14469| Tipo: | TCC |
| Título: | Poesia que dança: a performance da poesia concreta e o corpo poético. |
| Autor(es): | COSTA, Mylla Maggi Vieira da |
| Primeiro Orientador: | Lúcio, Ana Cristina Marinho |
| Resumo: | Este presente trabalho pretende analisar a similitude da poesia concreta de Augusto de Campos e o fazer performático do corpo. Discorreremos sobre as principais características da poesia concreta destacando semelhanças para com a dança performática a partir da explanação da espacialidade nos dois fazeres poéticos. Para estudo de poesia concreta, embasamo-nos no livro Poesia Concreta Brasileira – As vanguardas na encruzilhada modernista de Gonzalo Aguilar (2005). Para fundamentação e melhor entendimento do fazer performático utilizamo-nos do livro O fazer dizer do corpo de Jussara Setenta (2008) e relacionamos as duas escritas poéticas apoiando-nos nas ideias-ações de Candice Didonet (2012) em sua dissertação intitulada Escrita do corpo palavras ações. O método de pesquisa deste trabalho consistiu em revisão bibliográfica para fins de análise crítica da relação entre a poesia concreta e a performance. Diante disso, o trabalho está sistematizado em três seções, a primeira seção traz um apanhado histórico sobre a poesia concreta no Brasil; a segunda seção contempla uma abordagem do fazer performático e suas qualidades; a terceira seção une os dois fazeres poéticos através da análise de poesias concretas de Augusto de Campos. O trabalho finaliza-se com suas devidas considerações finais tendo como resultados a identificação e análise das qualidades em comum da poesia que dança com o fazer performático do corpo poético. |
| Abstract: | El presente trabajo busca analizar la similitud de la poesía concreta de Augusto de Campos y el hacer performático del cuerpo. Discurriremos sobre las principales características de la poesía concreta destacando semejanzas para con la danza performática a partir de la explanación de la espacialidad en los dos haceres concretos poéticos. Para estudio de la poesía conreta, nos basamos en el libro Poesia Concreta Brasileira – As vanguardas na encruzilhada modernista de Gonzalo Aguilar (2005). Para la fundamentación y mejor entendimiento del hacer performático nos utilizamos del libro O fazer dizer do corpo de Jussara Setenta (2008) y relacionamos las dos escritas poéticas apoyándonos en las ideas-acciones de Candice Didonet (2012) en su tesis intitulada Escrita do corpo palavras ações. El método de investigación de este trabajo consistió en revisión bibliográfica para fines de análisis crítica de la relación entre la poesía concreta y la performance. Ante eso, el trabajo está sistematizado en tres secciones, la primera sección trae un recogido histórico sobre la poesía concreta en Brasil; la segunda sección contempla un abordaje del hacer performático y sus calidades; la tercera sección une los dos haceres poéticos a través del análisis de poesías concretas de Augusto Campos. El trabajo termina con sus debidas consideraciones finales teniendo como resultados la identificación y análisis de las calidades en común de la poesía que danza con el hacer performático del cuerpo poético. |
| Palavras-chave: | Poesia Augusto de Campos Corpo Performance |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14469 |
| Data do documento: | 10-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MMVC10052019.pdf | 942,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
